Folha de S. Paulo


Volta do Ira! com nova formação seria uma 'piada', diz ex-baterista da banda

Desde o fim do último mês, quando o vocalista Nasi e o guitarrista Edgard Scandurra selaram a paz tocando juntos em um show beneficente em São Paulo, após seis anos brigados, a volta da banda paulistana Ira! passou de um sonho de fã a uma possibilidade.

À Folha, antes do show na noite de 30 de outubro, Nasi disse que o grupo pode voltar em 2014 e que o assunto está sendo discutido entre ele e Scandurra. Na entrevista, o músico falou que o Ira! poderia retornar com integrantes diferentes --"preciso saber se quero aceitar o resto da formação de volta", disse.

Procurados pela reportagem nesta quinta-feira (7), o baixista Ricardo Gaspa e o baterista André Jung, que completavam o quarteto que se dissolveu em 2007, disseram que não foram contatados pelos ex-colegas de banda para falar sobre uma possível volta.

Divulgação
O baixista Ricardo Gaspa, que mantém carreira solo desde o fim do Ira!, e o baterista André Jung
O baixista Ricardo Gaspa, que mantém carreira solo desde o fim do Ira!, e o baterista André Jung

Jung, que hoje, entre outras atividades, trabalha como produtor musical e escreve sobre Fórmula 1, diz que consideraria voltar à banda, mas que isso dependeria de "muitos fatores".

"Não sei dizer se é o bastante [para que a banda volte], mas tem um peso histórico. Sem dúvida, é um passo", diz ele sobre a reconciliação recente entre Scandurra e Nasi.

"Eu acharia uma piada [se o Ira! voltasse com outros integrantes]", comenta. "Acho que 24 anos de grupo é uma história muito grande construída entre quatro pessoas para de repente ser transformada assim. Acho uma coisa falsa", diz ele, que não fala com Nasi desde o fim do grupo, mas que considera Scandurra "um grande amigo".

Já para Gaspa a volta dele ao grupo está descartada. "Não tenho intenção nenhuma de participar de um retorno", diz ele que lançou o disco solo "Gaspa, The Bass Player" no início do ano. "Estou seguindo minha carreira sozinho e estou contente assim", conta. "Agora sou o grande líder da minha banda."

"Nunca entendi a proporção que essa briga [entre Nasi e Scandurra] tomou. Acho bom que eles tenham lavado essa roupa suja", comenta sobre a reconciliação dos ex-companheiros de banda. Gaspa diz manter boa relação com ambos desde o fim do grupo.

A possibilidade de o Ira! voltar com outra formação não lhe incomoda. "Ele [Nasi] faz do jeito que ele quiser. Se ele tem interesse de voltar, vai ter que ser com outras pessoas mesmo."

Nasi e Scandurra, procurados por meio de suas assessorias de imprensa, não quiseram comentar a possível volta da banda. Ambos disseram estar ocupados com as agendas de suas carreiras solo e que o projeto da volta só deve ser discutido entre os dois no próximo ano.


Endereço da página:

Links no texto: