Folha de S. Paulo


Veja galeria de fotos com penteados, bigodes e costeletas da novela "Pecado Mortal"

O autor Carlos Lombardi tem a obra marcada por descamisados. Nas suas novelas, um peito nu é tão importante quanto a rapidez de um diálogo ou uma cena de ação.

Mas seu trabalho de estreia na TV Record, "Pecado Mortal", está chamando a atenção com outros elementos: os impagáveis cabelos e pelos faciais do elenco masculino, que reproduzem um estilo disco-cafajeste.

Costeletas, suíças, barbas, bigodes e cavanhaques, além de penteados engraçados, roubam a cena na trama,sobre a troca de poder de bicheiros para traficantes no submundo do Rio dos anos 1970.

O responsável pelo trabalho é Vavá Torres, supervisor de caracterização do canal. Segundo disse, a pesquisa não precisou ser extensa porque, nos anos 1970, ele já fazia novelas. Apenas consultou algumas revistas para aguçar a memória.

Torres pediu que os atores deixassem cabelos e barbas crescerem para que ele pudesse "brincar mais". Parece que não houve resistência.

Na avaliação de Dennis Ruiz, cabeleireiro-chefe e sócio do salão Imagem, costeletas, cabelões e bigodes "meio Freddie Mercury" vistos na novela estão bem fiéis.

Ele apontou que a caracterização das atrizes é mais sutil. "Elas estão de franjinha e fio reto. Tem a ver, mas parece repaginação. Os homens, não, estão seguindo à risca."

Para Evandro Ângelo, do C.Kamura, o trabalho é interessante, mas só funciona na tela. "Estamos na era da barba, mas nem por isso temos que adotar essas."

Pedro Bonani, do Retrô Hair, não aprovou. "Barbas e costeletas estão superbem feitas, mas não deveriam ser assim, porque saem da perspectiva hippie setentista." (ISABELLE MOREIRA LIMA)


Endereço da página:

Links no texto: