Folha de S. Paulo


Fashion Rio começa com moda festa e coleções de apelo popular

As marcas que desfilam no Fashion Rio talvez sejam as que melhor traduzam, no Brasil, o conceito de "pronto a vestir". Coleções palatáveis ao consumidor e que primam pelos detalhes técnicos deram o tom do primeiro dia da edição de inverno 2014 do evento, que começou ontem (6) sob chuva e ato a favor de mais negros na passarela.

A mineira Patricia Viera, que abriu a temporada carioca, mergulha de cabeça nas possibilidades do uso do couro nas roupas. Bordados, rendados e pinturas manuais deram uma cara luxuosa à matéria-prima que é especialidade da estilista.

As cores fortes, como o laranja e o azul, e as jaquetas combinadas com saias mídi são o ponto forte do inverno de Viera, querida entre jovens que gostam da pegada sexy comportada de sua marca.

Nada comportado foi o desfile do estilista Victor Dzenk, que volta ao evento carioca para mostrar com quantos alfinetes se faz um vestido de festa. No caso dele, 3 mil foram usados num único vestido de sua coleção inspirada no Marrocos.

O estilista mistura as décadas de 1920 -- com destaque para as franjas, os grafismos do art decó e a silhueta solta do corpo -- e 1980. Da última década, Dzenk pesca as imagens estampadas de camisetas e os capuzes dos casacos amplos.

Não poderiam faltar as transparências, os tecidos dublados e os decotes profundos que as clientes festeiras do estilista tanto gostam.

E na tentativa de abocanhar uma fatia do mercado masculino e não menos festeiro, o designer arrisca uma alfaiataria sóbria, contrastante com os brilhos e as calças justíssimas, que vêm estampadas e de cor única, em preto ou branco.

Já a grife Alessa mudou completamente a imagem folclórica e colorida que fez sua fama. A obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha serviu de inspiração para a estilista Alessa Migani, que o traduziu em peças funcionais baseadas numa cartela "concretista" formada por branco, preto e cinza.

Roupas funcionais, como manda a cartilha de Mendes da Rocha, e poucas variações de estampas e tecidos-chave do inverno, como o neoprene, formaram a coleção concisa e pronta para a vitrine da marca.


Endereço da página:

Links no texto: