Folha de S. Paulo


Baixista da banda Blur, que faz show sábado no Planeta Terra, conta que tirou o pé de lama

Na última vez que veio ao Brasil, em 1999, Alex James festejou seu aniversário de 29 anos em uma suíte de hotel em São Paulo, com uma garrafa de 12 litros de champanhe e cinco das muitas tietes que perseguiam o Blur.

Desta vez, tudo que Alex James espera é um pouco de queijo coalho. Isso mesmo. Nada de champanhe, cocaína ou belas mulheres. Apenas um pouco de queijo coalho.

Baixista da banda britânica, James ensaia um retorno aos palcos –o Blur voltou a fazer shows ano passado, após um hiato de quase uma década–, mas o estilo de vida desregrado que o caracterizou nos anos 1990 parece não atrair mais o músico.

"Uma coisa é você fazer essas coisas quando é jovem", diz o músico. "Com o tempo isso acaba ficando um pouco ridículo e triste". A afirmação pode parecer um lugar-comum, mas não deixa de surpreender quando parte de alguém que, em sua autobiografia, estima ter gasto cerca de 1 milhão de libras em cocaína e garotas.

Duas décadas atrás, o Blur disputava com o Oasis o título de maior banda do britpop. De um lado, as brigas e bebedeiras dos irmãos Noel e Liam Gallagher, do outro, o estilo mais sofisticado e elitista de Damon Albarn e Graham Coxon, o vocalista e o guitarrista do Blur. No meio, James, "o maior playboy do britpop".

Hoje, ele vive em uma propriedade rural próxima de Chipping Norton, com a mulher e cinco filhos, e ainda é vizinho de gente como o primeiro-ministro inglês David Cameron, e a filha do magnata da mídia Rupert Murdoch, Elizabeth.

"Comprei a fazenda em minha lua de mel, achei que seria romântico", conta James. "Romântico e ridículo, na verdade, mas com o tempo aprendi que uma fazenda é o habitat natural para um gentleman do rock", diz.

É lá que ele se dedica a seu mais novo interesse: queijos. De sua fazenda saem seis tipos do laticínio, como o Blue Monday, queijo azul que homenageia sua canção favorita do New Order, ou o Little Wallop, um queijo de cabra ganhador do prestigiado British Cheese Awards em 2008.

James também ataca de jornalista em algumas publicações britânicas, ora escrevendo colunas sobre "O que fazer quando confrontado por um touro?" para o "Guardian", ora falando sobre "Meu medo irracional de bosques durante a noite" para o "Independent".

Motivação para abandonar a sua pacata vida no campo e voltar a fazer turnês com o Blur, contudo, não faltam. "Estou ansioso para voltar ao Brasil, gosto do abacate daí e vocês têm o melhor café do mundo", diz. "Ah, e não vejo a hora de comer de novo aquele queijo que vocês colocam no fogo, como chama? Coalho, certo? Não consigo arranjar isso por aqui de jeito nenhum".


Endereço da página: