Folha de S. Paulo


'Ele foi uma escola para os comediantes', diz Boni sobre Dória; veja repercussão

A morte do ator Jorge Dória nesta quarta-feira (6) no Rio de Janeiro, após complicações cardiorrespiratórias e renais aos 92 anos, repercutiu entre artistas, que lamentam a sua perda.

Dória havia dado entrada no hospital com um quadro de pneumonia, que se agravou. Vítima de um acidente vascular encefálico em 2004, estava sem atuar desde então.

Internado desde setembro, ator Jorge Dória morre aos 92 anos, no Rio

"Tinha muita admiração pelo comediante popular que ele foi, com seu carisma excepcional, por sua carreira muito expressiva por ter se aproximado do público", disse à Folha o ator e diretor Miguel Falabella.

"Ele foi o padrão da fala do comediante no Brasil", falou Boni, ex-diretor-geral da Globo. "Mais do que um ator, foi uma escola para diversos comediantes e até mesmo para os diretores", afirmou.

Veja abaixo o que disseram alguns artistas:

*

Como pessoa, era um sujeito com um bom humor e um carinho extraordinários. Agora, o Jorge Dória foi o cara que deu realmente o tempo da comédia no teatro e na televisão do Brasil, no cinema também. Ele foi o padrão da fala do comediante no Brasil. As coisas todas que nós fizemos com ele foram engraçadíssimas. Um talento fora de série. Foi um marco. Mais do que um ator, foi uma escola para diversos comediantes e até mesmo para os diretores. Porque ele nos ensinou a todos esse tempo de comédia. A rapidez e a paradinha para o desfecho. Ele nasceu com isso, não aprendeu em lugar nenhum e é difícil para a gente poder ensinar. Ele tinha isso nato.
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, Boni, executivo de TV

É uma perda. Um grande ator. Um grande comediante. Todo mundo que trabalha com comédia hoje em dia já admirou o trabalho dele, no teatro, na TV. Na minha memória afetiva, o destaque é a participação em "Que Rei Sou Eu?". Foi magistral o trabalho dele.
Antonio Tabet, comediante do Porta dos Fundos e do blog Kibe Loco

Triste com a morte de Jorge Dória. Tive a honra de escrever pra ele, contracenar com ele, e ser testemunha do seu talento e generosidade.
Marcius Melhem, ator, no Twitter

Meu adeus a Jorge Dória que tive o prazer de trabalhar! Na novela "Olho No Olho", ele fazia meu tio.
Rita Guedes, atriz, no Twitter

Perdemos mais um insubstituível: Jorge Dória nos palcos lá do céu.
Britto Jr., jornalista e apresentador de TV


Endereço da página:

Links no texto: