Folha de S. Paulo


Escritor angolano Ondjaki vence o Prêmio José Saramago por 'Os Transparentes'

O escritor e poeta angolano Ondjaki, 36, venceu nesta terça-feira (5) a oitava edição do Prêmio José Saramago, pelo livro "Os Transparentes", de 2012. Além do prêmio, ele levou para casa € 25 mil (R$ 77,2 mil).

"Este prêmio não é meu, este prêmio é de Angola", disse Ondjaki em seu discurso de agradecimento, segundo informa o site português "Público".

"Eu não ando sozinho, faço-me acompanhar dos materiais que me passaram os mais velhos. Na palavra 'cantil' guardo a utopia, para que durante a vida eu possa não morrer de sede", acrescentou.

Nuno Elias
O escritor e poeta angolano Ondjaki
O escritor e poeta angolano Ondjaki

A honraria é distribuída pela Fundação Círculo de Leitores e, de dois em dois anos, premia uma obra literária de ficção lançada originalmente em língua portuguesa, escrita por autores que tenham até 35 anos quando da publicação.

Segundo a sinopse da obra de Ondjaki divulgada pela fundação, "'Os Transparentes' dá vida a uma vasta galeria de personagens onde encontramos todos os grupos sociais, intercalando magníficos diálogos com sugestivas descrições da cidade degradada e moderna."

As brasileiras Adriana Lisboa ("Sinfonia em Branco") e Andréa del Fuego ("Os Malaquias") já receberam o Prêmio José Saramago, respectivamente em 2003 e em 2011.


Endereço da página:

Links no texto: