Folha de S. Paulo


Humorista Celo Bechert leva concurso de stand-up com piadas sobre a mãe

Candidatos nervosos e cinco jurados professorais.

Em clima de show de calouros, dez concorrentes ao Concurso Folha de Stand-up Comedy se enfrentaram na noite de segunda-feira no palco do Teatro Folha, diante do público.

Entre os dez finalistas, havia concorrentes de Minas Gerais, do Ceará, do Amazonas e de São Paulo. Eles foram selecionados a partir de apresentações em vídeo enviadas por gente de todo o país.

Zanone Fraissat/Folhapress
O humorista Celo Bechert, vencedor do concurso *Folha* de stand-up comedy
O humorista Celo Bechert, vencedor do Concurso Folha de Stand-up Comedy

O comediante Celo Bechert, de São Paulo, venceu a competição e levou para casa um iPhone 5.

O grupo foi avaliado pelos colunistas da Folha Xico Sá, Barbara Gancia e José Simão, além do editor da revista "sãopaulo", Ivan Finotti, e do repórter Nelson de Sá. Sem parcimônia, eles apontaram qualidades e defeitos, procurando dar um desconto ao nervosismo dos candidatos.

A plateia foi menos condescendente. Houve apresentações que enterraram qualquer possibilidade de riso, levando o público ao silêncio absoluto. Sem dó.

VOCAÇÃO

Com 27 anos, criador de tipos caricaturais e de boas piadas sobre sua própria mãe, Bechert formou-se em publicidade, mas descobriu ter vocação artística e, desde março deste ano, apresenta solos cômicos em bares e hotéis.

Com a votação do júri, ele acabou empatando com outro candidato, Márcio Pial, de Mogi das Cruzes (SP). Para o desempate, cada um deles ganhou mais três minutos de show.

Apenas uma mulher esteve entre os finalistas: Marcila Marim, de São Paulo. No cardápio de piadas, ganharam espaço as crônicas sobre mídias sociais e sexo.

Para o jurado Nelson de Sá, que é repórter especializado em teatro e em mídia, a nova geração ali representada "rompe preconceitos, em vez de reforçá-los".


Endereço da página: