Folha de S. Paulo


Ópera brasileira 'O Menino e a Liberdade' estreia em SP

O Theatro São Pedro estreia hoje "O Menino e a Liberdade", terceira ópera do compositor carioca Ronaldo Miranda, com a direção cênica de Mauro Wrona e a direção musical de Roberto Duarte. Serão apenas três récitas dessa partitura ainda inédita, a última delas já neste próximo domingo.

A ópera, em único ato com menos de 60 minutos, tem o libreto de Jorge Coli, professor da Unicamp, baseado em conto do poeta Paulo Bonfim.

Miranda, que é também professor de música na Universidade de São Paulo, é o autor de "Dom Casmurro", de 1992, inspirada em Machado de Assis e montada pelo Theatro Municipal, e de "A Tempestade", com enredo de William Shakespeare, encenada no Teatro Sérgio Cardoso, em 2006.

Divulgação
O menino Ivan Martinho, 13, que vive o protagonista da ópera 'O Menino e a Liberdade'
O menino Ivan Martinho, 13, que vive o protagonista da ópera 'O Menino e a Liberdade'

Serão dois elencos. Hoje e domingo, cantam a mezzo-soprano Luciana Bueno e os barítonos Inácio de Nonno e Sebastião Teixeira, todos eles intérpretes bastante consagrados. Amanhã, serãocantores iniciantes, da Academia de Ópera do próprio teatro, que é mantido pelo governo do Estado.

Em todas as récitas, O Menino --personagem central-- será interpretado pelo adolescente Ivan Marinho, 13.

A história se passa na praça Roosevelt, em São Paulo, nos anos 1950. O Menino pergunta para a mãe o que significa estar "livre" para um taxímetro e envereda por outras utilizações e significados os mais diversos da palavra liberdade.

"Ronaldo Miranda é um compositor que cuida muito da estrutura de suas obras, e nesta ópera não é diferente", diz o maestro Roberto Duarte. "Ele escreve de uma forma muito peculiar, usando as consonâncias e dissonâncias nos momentos apropriados para enfatizar as palavras ou as frases literárias."

As melodias, diz o maestro, "são tonais, brotam de um texto muito claro e direto e têm perfeita concordância com o seu significado".

O MENINO E A LIBERDADE
ONDE Theatro São Pedro (r. Barra Funda, 171; tel. 0/xx/11/3667-0499)
QUANDO hoje, às 20h30; amanhã, às 17h
QUANTO de R$ 20 a R$ 60
CLASSIFICAÇÃO 8 anos


Endereço da página: