Folha de S. Paulo


Instalação exala no centro de SP aromas inspirados na Marquesa de Santos

Um tubo de metal escovado de 350 metros de comprimento e que exala perfumes foi instalado em três espaços no centro de São Paulo. Trata-se da exposição "Perfume de Princesa", do artista Wagner Malta Tavares, que pode ser visitada a partir deste domingo (3).

A tubulação faz um circuito que passa pelo Solar da Marquesa, pelo Beco do Pinto e pela Casa da Imagem, três ambientes vizinhos que fazem parte do Museu da Cidade.

À primeira vista, a intervenção pode parecer apenas parte da estrutura das casas, mas logo chama a atenção para seu movimento. O tubo corre pelo chão, realiza voltas em si mesmo, ziguezagueia corrimões e atravessa janelas, sem atrapalhar a circulação pelos espaços. Para o artista, o visual remete a "cidades remendadas como São Paulo ou Cidade do México".

A instalação também exala odores que vão de rosas e jasmins a aromas corpóreos, que Tavares denominou como "cheiro de orgia". O odor é liberado por pequenos aparelhos de nebulização --desses para aromatizar a casa-- inseridos na superfície do tubo e ativados a cada oito minutos. Quem estiver próximo a um deles poderá sentir o cheiro no ambiente.

A ideia de trabalhar com essências surgiu de um conto popular sobre a Marquesa de Santos, segundo o qual a amante de d. Pedro 1º deixava flores pela casa para transmitir, pelo cheiro, o seu humor no dia.

O artista pesquisou aromas que remetessem à época e selecionou seis fragrâncias, a maior parte delas florais. Ao percorrer um dos espaços serpenteados pelo tubo, é possível sentir o cheiro de lírio de outono, de rosas ou de angélica.

As essências foram confeccionadas por uma empresa especializada, a pedido do artista. Para chegar ao "cheiro de orgia", por exemplo, foram necessárias várias tentativas e combinações até encontrar o aroma pretendido por Tavares. "Não queríamos transmitir o cheiro de uma forma vulgar, mas poética", explicou o artista.

PERFUME DE PRINCESA
ONDE Casa da Imagem, Beco do Pinto e Solar da Marquesa (r. Roberto Simonsen, 136, tel. 0/xx/11/3106-5122)
QUANDO de ter. a dom., das 9h às 17h; até 2 de fevereiro
QUANTO gratuito
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página:

Links no texto: