Folha de S. Paulo


Retrato de Jane Austen em cédula britânica passou por 'Photoshop', diz especialista

Uma biógrafa da escritora britânica Jane Austen (1775-1817) se mostrou irritada com a escolha de um retrato "embelezado" da autora por parte do Banco da Inglaterra, que recentemente estampou a face de Austen em suas notas de 10 libras.

Embora o retrato tenha sido aprovado pela Jane Austen Society, entidade que preserva a memória da escritora no Reino Unido, a imagem utilizada transformou-a numa "boneca bonita com olhos grandes e fofos", segundo Paula Byrne, acadêmica da Universidade de Oxford.

Austen foi escolhida em julho para substituir o criador da teoria do evolucionismo, o cientista Charles Darwin (1809-1882), nas notas de 10 libras. No entanto, elas só devem começar a circular em 2017.

Reprodução/Efe
Retrato de Jane Austen (1775-1817) no original, à esq., e na nova nota de 10 libras, à dir.
Retrato de Jane Austen (1775-1817) no original, à esq., e na nova nota de 10 libras, à dir.

Byrne, autora da biografia "The Real Jane Austen", disse à BBC que trata-se de um "embelazmento por Photoshop do século 19".

"Isso [a escolha do retrato] me deixa muito irritada, porque [a imagem] foi enfeitada para a era vitoriana (1837 a 1901), quando Jane Austen foi uma mulher característica da era georgiana (1714 a 1830)."

A Jane Austen Society reafirmou à BBC que o Banco da Inglaterra fez um bom trabalho, uma vez que o único retrato autêntico da escritora é um desenho feito a lápis, que está na National Portrait Gallery.

"A roupa está errada e a imagem cria o mito de que Austen era uma solteira modesta e não uma autora de pensamento profundo", insiste Byrne. "Ela estava à frente do seu tempo e o retrato original, feito por sua irmã Cassandra, mostra uma mulher inteligente e determinada."

O Banco da Inglaterra disse à BBC que a imagem usada por eles data de 1870 e é uma gravura produzida a pedido de James Edward Austen Leigh, sobrinho da escritora, que foi adaptada do desenho de Cassandra.


Endereço da página:

Links no texto: