Folha de S. Paulo


Globo e Ecad fecham acordo sobre dívida

A TV Globo e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais) fecharam um acordo após um processo que passou oito anos em análise na Justiça. O Ecad é o órgão responsável por gerir os direitos autorais de música no país.

A decisão estabelece o pagamento de mensalidades ao Ecad, cobradas por direitos autorais de obras usadas na programação da emissora de TV. Globo e Ecad não divulgaram o valor do acordo fechado, que deve começar a ser pago em novembro.

Anteontem, o Ecad apresentou uma petição de desistência do recurso que movia no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O Ecad cobrava o pagamento de 2,5% sobre o faturamento bruto da emissora, porcentagem cobrada de todos os veículos que executam publicamente músicas de autores representados pelo Ecad. A Globo contestava a vinculação do direito autoral ao faturamento e a prática do Ecad de cobrar por pacote fechado.

A emissora contestava o valor cobrado desde que um contrato anterior havia expirado. Na década de 1990, emissoras pagavam um valor fixo ao Ecad.

Via assessoria de imprensa, a Globo afirmou que o acordo foi "positivo para ambas as partes". Em nota, a emissora informou: "O acordo acaba com um litígio que não era bom para ninguém".

Segundo o Ecad, o órgão contará com uma "equipe exclusiva para processar o mais rápido possível a distribuição dos valores referentes aos últimos oito anos aos titulares de música contemplados".

A forma de cobrança do Ecad será alterada pela lei que modifica sua gestão, sancionada em julho pela presidente Dilma Rousseff.

O texto, previsto para entrar em vigor em dezembro, estabelece que a cobrança aos estabelecimentos comerciais e emissoras será proporcional à quantidade de canções executadas.

De acordo com dados do Ecad, em 2012, o órgão distribuiu mais de R$ 470 milhões a 106.336 compositores, intérpretes, músicos, editores, produtores fonográficos e associações.

A entidade arrecadadora afirmou que deve fazer o primeiro pagamento a autores na primeira quinzena de dezembro.


Endereço da página: