Folha de S. Paulo


Clipe-pegadinha sobre 'o que diz a raposa?' já foi visto mais de 130 milhões de vezes

O estúdio de um popular talk-show da TV americana estava cheio de fumaça artificial e luzes a laser quando Bard e Vegard Ylvisaker chegaram. Os irmãos noruegueses, que haviam passado o dia anterior viajando de Oslo para Nova York, via Londres, não pareciam particularmente intimidados ao examinarem o seu entorno, com dançarinos com maquiagem e máscaras de raposa, fileiras de espelhos compridos e um homem fantasiado de cavalo.

"É absurdo", disse Bard, 31, com fisionomia impassível. "Mas depois de um tempo começa a parecer trabalho."

Há mais ou menos um mês, isso virou rotina para os irmãos Ylvisaker, conhecidos como Ylvis, que se tornaram uma improvável sensação da música pop com uma canção boba, mas inegavelmente pegajosa, chamada "The Fox (What Does the Fox Say?)" [A raposa --o que a raposa diz?].

Vídeo

Sobre uma batida eletrônica, "The Fox" questiona, em tom sincero e suplicante, por que tantos animais da criação estão associados a um som específico, mas não a raposa. "Patos dizem quack, peixes fazem blub, e a foca faz ou-ou-ou... O que a raposa diz?", pergunta a letra, em inglês.

Foi uma pegadinha que saiu muito pela culatra. Neste mês, "The Fox" chegou ao sexto lugar na parada de singles Hot 100 da "Billboard". Um clipe igualmente intrigante, em que os fotogênicos Ylvisakers e outros participantes aparecem vestidos como animais, já foi visto mais de 130 milhões de vezes no YouTube.

Mas até onde será possível chegar com algo que nunca pretendeu ir a lugar algum?

Na Noruega, os Ylvisakers são comediantes e apresentam seu próprio talk show humorístico, "I Kveld Med Ylvis" [Esta noite com Ylvis]. Eles fizeram "The Fox" com a assistência do Stargate, duo norueguês de produtores radicado em Nova York, que já ajudou na criação de hits de artistas como Rihanna, Katy Perry e Wiz Khalifa --só que a intenção dos Ylvisakers, segundo eles próprios, era fazer uma música ruim.

Cindy Ord/AFP
Noruegueses Bard Ylvisaker e Vegard Ylvisaker, do Ylvis, posam para foto nos Estados Unidos
Noruegueses Bard Ylvisaker e Vegard Ylvisaker, do Ylvis, posam para foto nos Estados Unidos

"Da perspectiva de um comediante, seria muito mais divertido se usássemos mal os talentos deles", disse Bard. "A gente vai, faz essa música, volta para o nosso talk show e diz: 'Foi mal aí, pessoal." Em vez disso, o vídeo se tornou um fenômeno internacional desde que foi postado, no começo de setembro, sendo visto centenas de milhares de vezes por dia e chamando a atenção da Warner Music, que já havia contratado os Ylvis para sua filial norueguesa.

O que a banda pretende fazer com esse empurrão é algo em aberto. "Essa é uma grande chance", disse Bard. Mas promover "The Fox" exige que os irmãos deixem suas mulheres e filhos pequenos em casa por dias a fio e os impede de trabalhar no seu programa de TV na Noruega.

Vegard, 34, disse que inevitavelmente o entusiasmo com "The Fox" vai minguar. Quando isso acontecer, disse Bard, ele estará preparado. "Pode chegar na semana que vem uma música sobre lobos da Dinamarca, e aí de repente estamos fora", disse ele.

"Tudo bem. Mesmo se isso acontecer, foi divertido."


Endereço da página:

Links no texto: