Folha de S. Paulo


Cultura popular inspira espetáculo de companhia russa

A sensação algumas vezes é de que se trata de um roteiro de Almodóvar. Mas é um conto popular da Rússia musicado e coreografado por uma das principais companhias de dança do país.

O Ballet da Ópera de Perm apresenta em Madri a versão final de duas montagens sobre manifestações da cultura popular russa.

As peças "El Bufón" e "Les Noces", do início do século 20, foram levadas à Espanha, na semana passada, em versões contemporâneas, fruto da releitura dos coreógrafos Jirí Kylián e Alexey
Miroshnichenko.

Compostas de movimentos mecânicos, giros bruscos e curvas fortes, as montagens inauguraram, na última quinta-feira, a nova temporada de dança do Teatro Real de Madri, que acaba de trocar de direção e vem abrindo espaço para espetáculos contemporâneos. No de quinta-feira, a orquestra do teatro acompanhou o grupo russo Music Aerterna, responsável pela trilha sonora.

O espetáculo recebeu algumas críticas da imprensa espanhola, que considerou "confusa" a montagem de "El Bufón". Nela, o atual diretor da Perm Alexey Miroshnichenko criou, com cenário e figurino de cores fortes e misturadas, uma coreografia sobre contos populares e tragicômicos de seu país.

A companhia Perm, fundada em 1926, é considerada uma das principais da Rússia. "Sei que o que trazemos à Europa é diferente, mas é de tanta qualidade e importância como o 'Lago dos Cisnes'", disse o diretor artístico da companhia, Teodor Currentzis, em apresentação para a imprensa em Madri, na semana passada.

Anton Zavyalov/Divulgação
Cena de 'El Bufón', do Ballet da Ópera de perm, apresentado no Teatro Real de Madri
Cena de 'El Bufón', do Ballet da Ópera de perm, apresentado no Teatro Real de Madri

Endereço da página: