Folha de S. Paulo


Sem Rouanet, Herchcovitch faz desfile no Municipal

Um dos três estilistas, ao lado de Ronaldo Fraga e Pedro Lourenço, envolvidos na polêmica sobre aprovação de subsídio público para desfies via renúncia fiscal, Alexandre Herchcovitch apresenta seu inverno 2014 amanhã, sob a cúpula do Theatro Municipal, durante a SPFW.

Defensor da ideia de que moda não é arte, ele diz à Folha que acha importante suas coleções terem disfarce conceitual, mesmo se são "100% comerciais", e que a partir de 2014 suas apresentações serão abertas ao público.

Leonardo Soares/Folhapress
Alexandre Herchcovitch no Theatro Municipal
Alexandre Herchcovitch no Theatro Municipal

-

Folha - O que achou do debate sobre incentivo fiscal à moda?
Alexandre Herchcovitch - Raso. Acho que ninguém entendeu que moda é cultura e que não há diferença entre uma exposição de pinturas e uma de roupas. Ambos têm fins comerciais. Também não foi dito que as coleções irão para museus. Isso forma uma cultura de moda no Brasil.

Sente-se pressionado em mostrar que é "conceitual" para conseguir a Rouanet?
Não. Se não pensar em negócio sou mandado embora da InBrands [que detém sua marca]. Acho importante que as coleções sejam disfarçadas de conceituais, porque elas são 100% comerciais. Moldo o trabalho que aplico na roupa a partir do valor final.

Então moda não é arte?
Não, mas se precisar dizer que é arte eu digo [risos]. É importante o incentivo porque as pessoas vão poder ver um desfile e se emocionar.

Conseguiu o patrocínio?
Estava focado no projeto do meu livro de 20 anos de carreira [que sai em 2014, pela Cosac Naify]. Consegui R$ 240 mil via Rouanet para ele. A partir do próximo mês vou atrás das empresas com que tenho contratos de licenciamento [para o desfile]. Não vai ser complicado.

Como vê marcas como Lilica Ripilica e Melissa na SPFW?
Acho ótimo. Por mim, haveria cem desfiles. Quanto mais marcas, mais os estilistas se esforçam para fazer algo melhor. São marcas fortes como essas que patrocinam as outras tantas das quais o evento não cobra.


Endereço da página: