Folha de S. Paulo


Poeta enigmática, Emily Dickinson tem seus escritos reunidos em arquivo on-line

Um arquivo on-line completo reunindo os escritos da poeta americana Emily Dickinson (1830-1886) foi lançado na quarta-feira (23). O "Emily Dickinson Archive" traz manuscritos em alta resolução, concentrando documentos que estavam espalhados em diversas bibliotecas dos Estados Unidos.

O site contém também transcrições e anotações das edições históricas e acadêmicas do trabalho de Dickinson.

A vasta maioria da obra da poeta não foi publicada durante sua vida. Os únicos dez poemas que saíram antes de sua morte foram bastante editados sem seu consentimento e lançados de maneira anônima.

Divulgação
Retrato da poeta americana Emily Dickinson (1830-1886)
Retrato da poeta americana Emily Dickinson (1830-1886)

Por isso, o arquivo on-line deve ser bastante útil aos estudiosos e demais interessados, uma vez que traz os poemas da maneira como Dickinson os escreveu, sem cortes ou adições.

De acordo com os organizadores do arquivo, eles esperam inspirar outras iniciativas semelhantes, com a obra de escritores e poetas.

Nascida em Armshert, no Estado americano de Massachusetts, Dickinson era uma pessoa reclusa, cujos poemas são conhecidos por serem curtos e sem título. Seu trabalho foi descoberto por sua irmã, Lavinia, apenas após sua morte, no final do século 19.


Endereço da página:

Links no texto: