Folha de S. Paulo


Crítica: Vencedor em Veneza, 'Cães Errantes' tem uma cena imóvel de 13 minutos

Tsai Ming-Liang é um dos cineastas mais importantes dos últimos 20 anos, mas ultimamente é bastante contestado. Após "Adeus Dragon Inn", seus filmes têm conquistado um grande número de detratores. Pior: muitos agora torcem o nariz para ele. O veredito: faz sempre o mesmo filme. O que é uma tolice, convenhamos.

Cinema perdeu origem, diz diretor de 'Cães Errantes'

Fazer sempre o mesmo filme não é, em si, um pecado. Um dos cineastas mais elogiados atualmente, o sul-coreano Hong Sang Soo ("A Visitante Francesa"), também seria merecedor de tal estigma. Até um clássico incontestável como Howard Hawks já foi elogiado pelo mesmo motivo. O que é traço autoral num diretor, é preguiça estética em outro. Vai entender.

Com "Cães Errantes", vencedor do Grande Prêmio do Júri no último Festival de Veneza, o diretor volta ao estilo que o consagrou, radicalizando-o pela duração ainda maior dos planos e acrescentando uma relação familiar. O sempre solitário e calado Lee Kang Sheng agora é um pai que mora com seus dois filhos em um prédio abandonado.

Divulgação
Família vaga pela capital de Taiwan, em cena de 'Cães Errantes'
Família vaga pela capital de Taiwan, em cena de 'Cães Errantes'

A família é vítima da crise financeira. O pai trabalha como homem-sanduíche, anunciando um condomínio de luxo. As crianças se lavam em banheiros públicos e vagam pelas ruas. Uma mulher aparece. Seria a oportunidade para compor uma família mais tradicional? O entrosamento rápido entre ela e as crianças indica que sim.

O ápice da radicalização no cinema do diretor é um plano estático com mais de 13 minutos em que o homem e a mulher observam um grande mural (seria a tela de cinema?). Eles mal se mexem, mas revelam em seus rostos um mundo de sentimentos: frustração, esperança, desilusão, raiva, desespero, tristeza, resignação.

CÃES ERRANTES
DIREÇÃO Tsai Ming-Liang
PRODUÇÃO Taiwan, França, 2013
ONDE FAAP, hoje, às 15h; Cine Livraria Cultura 1, dom., às 19h45, e seg., às 21h40; Reserva Cultural 1, ter., às 21h30
CLASSIFICAÇÃO 18 anos
AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página:

Links no texto: