Folha de S. Paulo


Atriz Sophia Loren vence processo contra fisco italiano

A atriz italiana Sophia Loren declarou estar feliz com o veredicto anunciado nesta quarta-feira (23) pela Corte de Cassação que encerra um processo com o fisco italiano.

A Corte reconheceu o direito da atriz de pagar os impostos reduzidos sobre os seus rendimentos de 1974 e admite que ela não deveria ter sido presa por evasão fiscal em 1982. Um dos advogados de Loren, Giovanni Desideri, informou que "finalmente se encerra uma história que durou quarenta anos".

Com a sentença depositada hoje pela Corte de Cassação, a Suprema Corte acolheu o recurso de Sophia Scicolone, nome de batismo da atriz, contra o veredicto da Comissão Tributária de Roma que tinha decidido que ela deveria pagar os impostos sobre 70% das rendas em vez de 60% sobre cerca de 1 milhão de liras (antiga moeda italiana) não declarado há 39 anos atrás.

A atriz foi detida em 1982 quando desembarcou no aeroporto de Fiumicino (Roma), vinda da Suíça onde morava com a família, e cumpriu 17 dias de prisão na detenção feminina de Caserta, acusada de evasão fiscal.

Lex Van Lieshout/Efe
A atriz Sophia Loren em foto de 2012
A atriz Sophia Loren em foto de 2012

Endereço da página: