Folha de S. Paulo


Noel Gallagher, ex-Oasis, diz que ler ficção é 'desperdício de tempo'

Conhecido por suas polêmicas opiniões sobre música, o roqueiro Noel Gallagher, ex-Oasis, resolveu combater em outra frente, a literária. De acordo com ele, ler ficção é "um desperdício de tempo do c...".

A tese de Gallagher foi defendida em entrevista que ele concedeu à revista "GQ", que o elegeu "ícone do ano".

"Eu só leio livros fatuais. Não consigo pensar em...quer dizer, romances são apenas um desperdício de tempo do c...", disparou. "Eu não posso suspender minha crença na realidade (...) Eu acabo pensando, 'essa p... não é verdadeira.'"

Flávio Florido/Uol
O músico Noel Gallagher, em show no Brasil em 2012
O músico Noel Gallagher, em show no Brasil em 2012

Gallagher, atualmente guitarrista e compositor de sua banda solo, os High Flying Birds, explicou que prefere ler sobre "coisas que realmente aconteceram", como "The Kennedy Tapes", livro de Ernest R. May sobre a crise dos mísseis de Cuba, em 1962.

"Eu estou lendo esse livro atualmente (...) Eu penso, 'nossa, isso realmente aconteceu, eles chegaram tão perto de explodir o mundo.'"

Segundo o roqueiro, o problema da indústria literária é que "as pessoas que escrevem e leem e fazem crítica de livros estão se colocando acima do resto de nós, que gravamos umas p... de discos e escrevemos músicas patéticas para sobreviver".


Endereço da página: