Folha de S. Paulo


Após 'princípio de infarto', Ziraldo passa por cateterismo; 'ele é o Robocop', diz filha

O cartunista Ziraldo, 80, passou por um cateterismo nesta sexta-feira (11/10) e colocou dois stents (tubos colocados dentro de artérias para desobstruí-las), um dia após passar mal durante a Feira do Livro de Frankfurt.

O procedimento foi realizado por volta das 13h (horário de Frankfurt) no hospital universitário da cidade.

Segundo a cenógrafa Daniela Thomas, filha de Ziraldo e responsável pelo pavilhão do Brasil em Frankfurt, que acompanhou o pai durante todo o dia, o cartunista teve um princípio de infarto e agora passa bem.

"Agora ele tem sete stents. Ele é o homem de seis milhões de dólares, o Robocop", brincou. Segundo ela, Ziraldo nunca teve "um infarto desses de filme".

O artista foi hospitalizado na quinta-feira (10) após esquecer de tomar remédios para pressão. Ele tem previsão de alta para amanhã.

A cenógrafa informou que neste domingo (13) ele participará, no pavilhão do Brasil em Frankfurt, como programado inicialmente, de debate com várias gerações de quadrinistas, em companhia de Mauricio de Sousa, Fábio Moon, Gabriel Bá, Fernando Gonsales, Lelis e Lourenço Mutarelli.

TRUQUE

Ziraldo é um dos integrantes da comitiva brasileira na Feira de Frankfurt, maior evento editorial do mundo, no qual o Brasil é o homenageado neste ano.

Em entrevista à Folha, Ziraldo contou que foi comprar um remédio no ambulatório da feira após se sentir mal e lhe disseram que ele não poderia sair após medirem sua pressão.

"É aquele negócio, velho com pressão alta é uma merda", relatou Ziraldo. "Eu acho que isso nem é notícia. Se eu morrer aí é bom, você fala 'Eu fui o último a falar com o Ziraldo'. Mas vai dar tudo certo."

"Isso foi um truque para chamar a atenção, pra todo mundo ficar sabendo que eu estou em Frankfurt", brincou.

O quadrinista Maurício de Souza --com quem Ziraldo participaria de um debate hoje em Frankfurt-- afirmou que o colega andava ansioso.

"Ele precisa cuidar do nervo, o vi no discurso de abertura e achei que ele estava se emocionando demais, agitado. Vou falar com ele sobre isso quando o encontrar de novo", disse Maurício.

Ziraldo fará 81 anos no próximo dia 24.

Luiza Pessôa/Divulgação
Ziraldo posa ao lado de ator caracterizado como sua mais famosa criação, o Menino Maluquinho
Ziraldo posa ao lado de ator caracterizado como sua mais famosa criação, o Menino Maluquinho

Endereço da página: