Folha de S. Paulo


Alice Munro diz que Nobel pode fazê-la desistir de aposentadoria

A escritora canadense Alice Munro, 82, disse estar "incrédula" com o prêmio Nobel de Literatura, na entrevista oficial feita pela Academia Sueca por telefone (ouça o áudio abaixo).

O anúncio da vitória de Munro foi feito nesta quinta-feira (10). Com a voz embargada, ela disse ainda não ter superado a "maravilha" que foi vencer o prêmio. "Isso é algo especial, receber esse reconhecimento aos contos", afirmou, em relação à sua obra.

Escritora canadense Alice Munro vence Nobel de Literatura
'Ela aparecia nas listas todo ano', diz editora da Nobel Alice Munro
Crítica: Tramas de Alice Munro não deixam puritanismo triunfar

Questionada sobre um possível aumento em seu número de leitores a partir da vitória, ela afirmou: "Espero que isso [aumento de leitores] não aconteça só para mim, mas para os contos em geral, porque eles são frequentemente desconsiderados, algo que os escritores precisam fazer antes de produzirem seu primeiro romance".

Vídeo

Ela disse também acreditar que seu estilo como escritora não mudou ao longo de sua carreira, mas que isso é algo que "alguma outra pessoa pode avaliar melhor".

sobre sua decisão de se aposentar, anunciada no início do ano, ela mostrou flexibilidade em mudar de ideia por causa do Nobel.

"Eu venho fazendo isso há tantos anos, eu venho escrevendo e publicando desde que eu tinha cerca de 20 anos", disse. "É um longo tempo para se estar trabalhando, então pensei, 'talvez seja hora de pegar leve'. Mas isso [o prêmio] pode mudar minha cabeça."

No início da conversa, o entrevistador perguntou como ela tinha sido avisada da premiação (já que de início a Academia Sueca não a encontro em casa e teve de deixar um recado na secretária eletrônica da escritora). Munro não se lembrou e repassou a pergunta a alguém que estava ao seu lado, respondendo depois: "Ah, a imprensa me ligou".

A escritora receberá R$ 2,72 milhões como premiação.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: