Folha de S. Paulo


Autores projetam episódio final de 'Breaking Bad'; confira

A pedido da Folha, três roteiristas e escritores criaram uma sinopse do que gostariam de ver no último episódio de 'Breaking Bad', que vai ao ar hoje nos EUA

'Braking Bad' termina neste domingo nos EUA com fãs divididos sobre protagonista

*

Com o desespero dos personagens, tudo pode ocorrer

ANTONIO PRATA
COLUNISTA DA FOLHA

A genialidade de "Breaking Bad" não está em impedir que a gente adivinhe o que vai acontecer a cada episódio, mas em nem sequer nos permitir saber o que a gente quer que aconteça. Já me vi torcendo pro Walter White se salvar e ser morto --na mesma cena.

No últimos dois capítulos, contudo, acho que a série exagerou na meta-anfetamina. Tá difícil torcer tanto pro WW se dar bem quanto mal. E o Jesse, coitado, com duas namoradas mortas, torturado por neonazis, drogadito, inseguro e carente: de que adianta ser libertado do cativeiro?

O lado bom de terem calcinado os personagens no fogo do desespero é que tudo pode acontecer. WW pode matar a família e ir ao cinema, para matar os neonazistas, pegar o dinheiro e salvar Jes-se, pode matar Jesse ou ser morto por ele. Só uma coisa eu acho obrigatória acontecer, para a série ser coerente com o breu que propôs: a bufunfa deve ter um destino ridículo.

Ficar com Saul, com seu capanga de cabeça cônica, com a Marie (bitch!) ou ser levada pelo vento, num daqueles belos desertos do Novo México.

*

Walter White arma espetáculo para morrer

FELIPE SANT'ANGELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Walt surge na casa de Lydia, e ameaça: se não ajudar, não verá mais a filha. Ela atrai a gangue de Todd para um encontro. Quando percebem que é uma armação, querem matá-la. Mas Todd não permite.

Walt entra na base deles e encontra seu dinheiro. Joga gasolina em tudo.

Surge Jesse: "Hey, Mr. White". A DR termina com um apontando a arma pro outro.Todd e gangue chegam ameaçando. Walt avisa: o dinheiro está coberto de gasolina.

Sirenes. Helicópteros. Imprensa e polícia chegam. Walt armou um espetáculo para morrer. Jesse o mata diante das câmeras. Tiros, fogo, mortes. Todd tenta proteger Lydia, mas é morto por ela, que foge sozinha. Jesse se entrega.

Skyler recebe uma carta póstuma de Walt com um endereço. Lá, vê um barril de dinheiro, mas queima tudo.

No final, festinha familiar, dessas bem ordinárias que rolavam na série, só que mais melancólica. Walt. Jr. namora, o bebê cresceu e Marie voltou a ser clepto.

P.S. - e o casal mala de químicos ricos morre envenenado pela ricina.

FELIPE SANT'ANGELO é dramaturgo, roteirista e escritor

*

Chefe do tráfico se matará com cigarro venenoso

RONALDO BRESSANE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Como típico fã de "Breaking Bad", torço para que Walter White consiga a sua impossível redenção dizimando o bando nazista de Jack e Todd, fazendo pazes sinceras com Jesse Pinkman, levando Walter Jr. e Holly à Disney --e afinal expire de câncer após uma trepada monumental com a Skyler E a Lydia (no quesito sexo, a bem da verdade, o cinquentão ficou devendo na série toda).

Mas, como típico fã de "Breaking Bad", sei que Vince Gilligan vai me dar um baile e mudar o eixo narrativo para um lado inimaginável.

Assim, quem sabe, depois que o mal de WW metastasiou tudo à volta, atingirá o último ser puro da série, Walter Jr. --que, com o sumiço do pai e sob o aconselhamento de Pinkman, se vingará de Jack, Todd e Lydia e em seguida se tornará o maior traficante do oeste: o legítimo herdeiro de Heisenberg.

Já Walter White, arrependido por ter contaminado de maldade até mesmo seu ingênuo filho, se matará fumando aquele cigarro de ricina que ficou o tempo todo escondido em sua cueca furada.

RONALDO BRESSANE é escritor, jornalista e roteirista da graphic novel "V.I.S.H.N.U."


Endereço da página:

Links no texto: