Folha de S. Paulo


Arquiteta americana apresenta projeto do Museu da Imagem e do Som do Rio

A arquiteta americana Elizabeth Diller, sócia-fundadora da Diller Scofidio + Renfro, apresentou nesta segunda-feira (23) o projeto da nova sede do MIS (Museu da Imagem e do Som), que ficará em Copacabana (zona sul do Rio de Janeiro).

Elizabeth falou na tarde de hoje durante o Arq.Futuro, evento que ocorre entre segunda e terça na capital fluminense e dos dias 25 a 27 em São Paulo.

Projetado por Elizabeth e pelo também americano Ricardo Scofidio, vencedores de um concurso em 2009, o novo MIS terá 9.800 m². A previsão é que fique pronto no segundo semestre de 2014. Anteriormente, a estimativa era para o final de 2012.

O projeto tinha, em janeiro de 2010, estimativa de custo de R$ 70 milhões. A nova sede fica de frente para a praia de Copacabana, na avenida Atlântica, e ocupará a extinta boate Help, um antigo ponto de prostituição da cidade. O edifício também abrigará o acervo do Museu Carmen Miranda, hoje localizado no bairro do Flamengo.

Entre os motivos para a escolha do local estão a facilidade de acesso e o grande número de visitantes que Copacabana, um dos bairros mais turísticos da cidade, recebe.

O museu terá salas de exposição de longa e curta duração, espaços destinados à pesquisa, salas administrativas, salas para atividades didáticas, um teatro cinema de 280 lugares, loja, cafeteria, restaurante, bar terraço, boate e um mirante. O prédio terá oito pavimentos, além do subsolo, térreo e terraço.

Atualmente, o MIS tem a sede administrativa na Lapa (centro do Rio) e uma unidade na Praça 15, na mesma região.


Endereço da página:

Links no texto: