Folha de S. Paulo


Problemas no som atrapalham encontro de Ivo Meirelles, Elba Ramalho e Fernanda Abreu

Ivo Meirelles acumulou uma sequência de pontos baixos nos últimos meses, como a saída da presidência da escola de samba Mangueira e a eliminação do reality show "A Fazenda". o Rock In Rio não mudou sua sorte: com problemas no som, o encontro do sambista com Elba Ramalho e Fernanda Abreu na última apresentação do palco Sunset, no início da noite deste sábado (21), foi uma sucessão de problemas.

Desde o início, quando o Meirelles subiu mascarado (não ficou claro se em homenagem aos black blocs) para tocar o hino nacional, ficou claro que o som não iria aguentar a bateria da Mangueira. Embolada e repleta de chiados e estrondos, a música não chegou a empolgar o público que lotou o segundo palco do festival. Tudo bem que o percussionista não ajudou ao investir em covers de "Pescador de Ilusões", de O Rappa, e "Cocaína", versão em português de "Cocaine", de J.J.Cale e famosa na voz de Eric Clapton, e "A Namorada", de Carlinhos Brown, a mais prejudicada pelas microfonias.

Por incrível que pareça, o show mudou com a entrada de Elba Ramalho, 62. A cantora levantou um imensa pista de Carnaval com "Pagode Russo" e "Que Nem Jiló", de Luiz Gonzaga, e "Frevo Mulher", de Zé Ramalho. A união do frevo e do forró com o batuque da Mangueira foi respeitada pelos problemas técnicos e foi o auge da apresentação.

Pena que o som resolveu engasgar com a entrada de Fernanda Abreu. Se a ex-Blitz já não é conhecida pelo alcance vocal, com o microfone baixo e a percussão a todo volume, ela simplesmente não participou do show e não percebeu que sua voz não estava sendo escutada em seus dois hits, "Rio 40 Graus" e "Veneno da Lata".

O engraçado é que Elba Ramalho, ao voltar para o palco, percebeu o defeito. "Tá sem som, pára, vamos voltar para o começo", pediu ela. Mas o microfone voltou a funcionar antes mesmo de Ivo Meirelles pensar em parar o batuque de "Eclipse Oculto", de Caetano Veloso --com a bizarra participação do apresentador e dublê de cantor Yudi Tamashiro, também um ex-"A Fazenda". Mesmo entre altos e baixos, o show terminou em um ótimo clima graças com "Descobridor dos 7 Mares", de Tim Maia, e "Vou Festejar", de Beth Carvalho. Afinal, para que ter um som 100% se você tem o público cantando junto?


Endereço da página:

Links no texto: