Folha de S. Paulo


Reality transforma empresa de apitos de pato em sucesso de vendas

Esqueça as barbas dos ZZ Tops e o sotaque caipira. Os Robertson, de West Monroe, na Louisiana, são ambiciosos, ricos e espetacularmente bem-sucedidos.

Isso era verdade mesmo antes que eles se tornassem tema de um dos reality shows de maior sucesso da história da TV a cabo, "Duck Dinasty", que conseguiu pico de 11,8 milhões de espectadores na estreia da temporada em agosto.

No mundo mais compacto dos patos, armas e camuflagem, os Robertson já eram famosos graças ao principal negócio da família: a venda de equipamentos para caçar patos, especialmente apitos.

Hoje o leque de mercadorias ligado ao nome Robertson é tão vasto --camisas, bonés, livros, alimentos e equipamentos para caça de todo tipo-- que acompanhá-lo se tornou quase impossível, segundo Willie Robertson, herdeiro do clã e presidente da empresa Duck Commander.

Recentemente ele esteve na sede corporativa do Walmart e ficou surpreso ao ver seu rosto em um anão de jardim.

"Eu sabia que já havia um bonequinho", disse Robertson. "Mas não sabia que tinha um anão de jardim. É incrível."

O programa é visto em mais de cem países, atraindo forte audiência da Inglaterra à América Latina.

A empresa familiar não divulga números de vendas, mas Robertson ofereceu alguns indícios do nível de crescimento. "Eu vi números de 2.200% de crescimento", disse ele.

"É impossível mapear onde tivemos crescimento empresarial. Está estourando em todos os níveis, em todas as lojas."

As vendas de apitos para patos para caçadores de verdade hoje são uma minoria, disse ele, sendo os principais compradores pessoas que "os colocam sobre a mesa e brincam com eles".

Sarah McKinney, porta-voz da Walmart, disse que as lojas da companhia nos Estados Unidos estocaram mercadorias da "Duck Dinasty" em seis departamentos e que as camisetas são campeãs de venda para mulheres, meninas e homens.

Foi o patriarca da família, Phil Robertson, quem traduziu a obsessão por caçar patos no hoje enorme negócio de apitos. Willie credita parte de sua perícia empresarial à experiência que adquiriu aos 20 anos, quando deixou a empresa familiar para dirigir um acampamento para crianças.

"Eu pude voltar com muita energia e uma visão para torná-la ainda maior", disse.

Robertson se interessava por entretenimento, especialmente comédia, e viu a grande família como um conjunto de personagens. O primeiro programa no Outdoor Channel, chamado "Duck Commander" (Comandante Pato), se concentrou especialmente na caça, mas Willie o conduziu para o entretenimento mais puro.

O conceito do novo programa se concentraria na "família e diversão", disse.

Mas teve de superar uma área de oposição. Phil Robertson não queria fazer o programa. "Ele disse: 'Já sou bastante famoso'", contou Willie. "Eu lhe expliquei: 'Phil, isso pode expandir sua plataforma para falar sobre as coisas de que você gosta'."

Essas coisas geralmente se baseiam na religião. Mas o canal A&E não está procurando um programa religioso. "O programa não é sobre sua crença", disse o gerente-geral da A&E.

Willie Robertson concorda de modo geral. "Somos cristãos, isso faz parte do pacote", disse.

"Mas se isso não lhe interessa, não faz mal. Se você quer apenas rir, tudo bem."

Acrescentou: "Todos gostamos de ganhar dinheiro. Mas a certa altura não sei de quanto precisamos. A parte bacana é que, diferentemente de outros gêneros de entretenimento, sempre estamos nisso juntos, como uma família".

Nota da Redação No Brasil, o programa "Os Reis dos Patos" é exibido pelo canal A&E. A quarta temporada estreia em novembro.


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