Folha de S. Paulo


Filme canadense 'Tom at the Farm' ganha prêmio da crítica no Festival de Veneza

A Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI) anunciou, nesta sexta-feira (6), seus filmes preferidos do 70º Festival de Veneza. O canadense "Tom at the Farm", de Xavier Dolan, foi o grande vencedor entre os longas da mostra principal competitiva, enquanto o sueco "The Reunion", parte da Semana da Crítica, foi o escolhido entre os filmes das mostras paralelas.

"Tom At The Farm" é uma subversão do suspense hitchcockiano sobre um jovem (Dolan) que visita a família do namorado morto para participar do funeral e fica preso em uma teia de mentiras e violência no interior do Canadá. O filme dividiu a imprensa em sua exibição e gerou até uma saia justa, quando o cineasta foi tirar satisfações com o crítico da revista especializada "The Hollywood Reporter".

"The Reunion", por outro lado, foi um dos destaques da Semana da Crítica e já havia sido bem recebido em seu país natal. O longa é uma comédia bizarra sobre uma reunião de ex-alunos que não contavam com uma visita surpresa do passado.

O outro prêmio concedido nesta sexta-feira, véspera da entrega do Leão de Ouro, foi o Queer Lion, para filmes com temáticas homossexuais. A honraria ficou com o inglês "Philomena", de Stephen Frears, que também está cotado para o Leão de Ouro.


Endereço da página:

Links no texto: