Folha de S. Paulo


Vida do papa Francisco será levada ao cinema por diretor argentino

Um diretor argentino está planejando produzir um filme biográfico da vida do compatriota papa Francisco, de sua formação em Buenos Aires à surpreendente eleição como líder dos católicos romanos do mundo, afirmou a revista "Variety" na segunda-feira (2).

Alejandro Agresti ("A Casa do Lago") vai dirigir o filme, intitulado "História de um Cura", em tradução livre.

O ator argentino Rodrigo de la Serna, conhecido internacionalmente por sua interpretação do companheiro de viagem de Ernesto 'Che' Guevara em "Diários de Motocicleta", vai interpretar o papa Francisco.

Divulgação/Maurizio Brambatti/Efe
O ator Rodrigo de la Serna (esq.), escalado para viver o papa Francisco (dir.) no cinema
O ator Rodrigo de la Serna (esq.), escalado para viver o papa Francisco (dir.) no cinema

"Mais do que um filme biográfico rápido dos principais acontecimentos, estou mais preocupado em ficar dentro desta pessoa muito singular, a sua decisão de seguir a sua vocação, e como ele combinou a sua fé e razão, tendo estudado como um jesuíta por 14 anos antes de ser ordenado", disse Agresti à "Variety".

Primeiro papa latino-americano do mundo, o ex-cardeal Jorge Bergoglio trouxe um estilo informal e amigável para o papado.

Ele ainda torce para o seu amado time de futebol San Lorenzo, disse a sacerdotes para andar em carros mais "simples" e afirmou que os homossexuais não devem ser marginalizados, mas integrados na sociedade.

"O papa Francisco está tentando mudar as coisas", disse um dos produtores do filme, Pablo Bossi, à "Variety". "Ele pode ser visto como revolucionário e interessa a não católicos também."

A filmagem será dividida entre Argentina, Itália e Alemanha. Não ficou claro quando o filme, que será principalmente em espanhol e italiano, está programado para chegar às telas.


Endereço da página: