Folha de S. Paulo


Ator do novo filme de James Franco dormiu em cavernas e comeu raízes para o papel

Scott Haze, um ator mais conhecido pelo trabalho teatral nos Estados Unidos, é um dos favoritos para levar a Copa Volpi de melhor ator do Festival de Veneza, que termina no próximo sábado (7).

Seria um prêmio para o papel que desempenha em "Child Of God", de James Franco, em que ele só não comeu o pão que o diabo amassou para compô-lo porque não havia pão a seu redor.

Filme de Terry Gilliam sobre mundo conectado divide o público de Veneza
Com filme de 'viajandões', neta de Francis Ford Coppola estreia em Veneza
"Quero que o Papa veja meu filme", pede diretor de "Philomena", favorito em Veneza

"Quando eu soube que iria ficar com o papel, decidi me preparar da forma que achei necessária para obter o melhor desempenho. Liguei para um amigo que mora em Sevier County, Tennessee, onde o livro de Cormac McCarthy se passa, e ele falou que tinha uma cabana na floresta, mas que eu não gostaria de ficar lá, porque era inabitável", conta Haze.

"Eu falei: 'Quero ficar lá um tempo'. Ele pensou que era um fim de semana, mas acabei morando na cabana por quase quatro meses."

A ideia do ator era perseguir o mesmo isolamento de seu personagem em "Child of God", um pária esquecido e menosprezado pela cidadezinha que vai entrando em uma decadência física e mental a ponto de defecar na floresta, matar animais e praticar necrofilia.

"Não fiz isso para ter uma história para me gabar. Um atleta de alto nível precisa treinar 10 horas por dia, certo? Eu fiz o mesmo ao me dedicar ao projeto por meses. Eu queria dar o meu melhor para um papel que pode ser único na minha vida."

20 KG A MENOS

A dedicação foi tão grande que Haze comeu apenas frutas e raízes encontradas na floresta, emagrecendo 20 quilos durante o processo, e dormiu várias noites em cavernas, como seu personagem.

"Foi uma questão de aprendizado. Na primeira noite, fiz uma fogueira e acordei sufocado por causa da fumaça, que tinha ido toda para dentro. Em outra noite, eu esqueci como há morcegos nestes lugares", revelou Haze à Folha.

"Acho que me dedicar assim para uma comédia romântica seria mais divertido, mas fico feliz com a repercussão que o filme teve. James Franco é meu amigo há dez anos. Eu adoro aquele cara."


Endereço da página:

Links no texto: