Folha de S. Paulo


Musa da 'Banheira do Gugu', Luiza Ambiel atua em comédia em SP; veja fotos

Qualquer relato da história da TV brasileira nos anos 1990 que desconheça a "Banheira do Gugu" tem de ser revisto imediatamente.

O quadro do programa "Domingo Legal" (SBT), em que artistas (homens) tentavam agarrar sabonetes enquanto eram atacados por uma beldade em traje de banho, numa banheira minúscula e ao vivo, virou memória afetiva --sobretudo, do público masculino.

"Na época, eu vim para São Paulo [de Indaiatuba, interior paulista, onde nasceu] estudar teatro. Não consegui trabalho, foi uma dificuldade, por isso aceitei fazer a banheira", conta à Folha Luiza Ambiel, 41, que na época tornou-se a musa do programa.

Hoje em cartaz na cidade com a peça "Nua na Plateia", a atriz diz que se dedica, desde que deixou o programa de TV, há mais de 15 anos, à sua "grande paixão", o teatro.

O espetáculo conta a história de uma modelo despreparada para viver a fama repentina. "As pessoas sempre acham, quando veem uma peça minha, que é o meu primeiro trabalho", conta ela, que já atuou em uma dezena de peças e virou tavbém produtora teatral.

A imagem de símbolo sexual de uma época, diz Luiza, serve, no final das contas, para surpreender quem ainda acha que ela é só um rostinho (e um bumbum) bonito(s).

"É tiro e queda: todo fim de peça tem aqueles que vêm ao camarim e dizem: 'Ah, eu nunca imaginei que você fosse tão boa no palco'", relata.

Quando não mencionam a banheira, conta, não esquecem de falar de sua participação na terceira edição do reality show "A Casa dos Artistas".

PORNÔ NÃO

Segundo a atriz, nenhuma dessas referências passadas a incomodam. "Isso é muito bem resolvido na minha cabeça. Não me arrependo de nada daquela época. O que eu achei que me faria ter arrependimento depois, não topei". Como o quê? "Filmes pornô, por exemplo. Recebi muitos convites e declinei todos. Acho que fiz certo."

Como todo ator de teatro ("tirando os consagrados, claro"), Luiza Ambiel enfrenta a instabilidade da profissão no Brasil.

"É difícil se manter fazendo só peças no circuito independente, por isso virei produtora também", conta ela, que, além de atuar, produz "Nua na Plateia".

Além dessa peça, que fica em cartaz no teatro Ruth Escobar até o dia 26, a artista excursiona com o espetáculo "Não Consigo Guardar Segredo", outra comédia.

Ah, uma informação: a atriz fica completamente nua em cena.

NUA NA PLATEIA
ONDE: Teatro Ruth Escobar, r. dos Ingleses, 209 - Bela Vista, (0XX11) 3289-2358
QUANDO: sáb., 19h30
QUANTO: R$ 50
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos


Endereço da página:

Links no texto: