Folha de S. Paulo


'Amo ter medo de trabalhar com Lars von Trier', diz ator William Dafoe

Durante o Festival de Veneza do ano passado, o ator americano William Dafoe contou à Folha sobre a experiência de trabalhar com o diretor Lars von Trier e o início das filmagens de "Nymphomaniac".

Teaser de filme erótico de Lars von Trier vai ao ar nesta sexta

"Quando você ouvir alguns atores falando sobre sexo de verdade nas filmagens... tenha bastante calma", brincou.

De acordo com a produtora Louise Vesth, o filme terá cenas de sexo real entre dublês de corpo que, graças aos efeitos digitais, parecerão terem sido feitas entre os atores do filme.

Leia trechos da entrevista, realizada em agosto de 2012.

*

Folha - Você poderia falar um pouco sobre "Nymphomaniac", de Lars Von Trier? É verdade os rumores sobre os atores fazendo sexo real para o filme?
William Dafoe - Quando chegar o momento certo, eu posso falar um pouco mais. Eu adoro Lars Von Trier, o roteiro é incrível e ele é um cineasta maravilhoso. Meu papel chega a ser pequeno dentro de um elenco grandioso que ele reuniu. Os principais papeis ficaram com Charlotte [Gainsbourg] e Stellan [Skarsgård],. São muitos papeis, então, quando você ouvir alguns atores falando sobre sexo de verdade nas filmagens... tenha bastante calma [risos].

Você tem medo de trabalhar com Lars?
Sim, mas eu amo ter medo. É muito bom estar na companhia de pessoas que você admira. Você sente que está sendo exigido, mas é inspirador ao mesmo tempo. Você pode fazer filmes ruins ou filmes bons, contanto que esteja comprometido em ser desafiado.

Depois de tudo que aconteceu há dois anos, em Cannes, na coletiva de "Melancolia" [quando disse que "entendia" Hitler e "simpatizava um pouco" com o líder nazista], Lars é capaz de trabalhar normalmente?
Eu não sei. Olhe, as pessoas precisarão conviver com ele. No fim, o que importa são seus filmes e me sinto mal, porque ele sempre faz esses comentários politicamente incorretos, mas ele não fala por mal ou para chamar a atenção.

Acho que isso é ele duelando internamente algumas questões, mas sempre fez isso. E muita gente dava corda para Lars continuar a fazer comentários assim. Mas, por várias razões, ele ultrapassou os limites e pagou caro por isso. E acho que ele ficou chocado com isso, porque quando alguém se comporta de certa maneira o tempo todo e alguém te dá um tapinha na mão, você fica p. da vida e não entende porque está sendo repreendido.


Endereço da página:

Links no texto: