Folha de S. Paulo


Filme sobre relacionamento de rapaz gay com idosos escandaliza Festival de Veneza

O diretor canadense Bruce LaBruce, que não poupa cenas de nudez e sexo em seus longas, dirigiu seu filme mais sensível. Mas isso não impediu "Gerontophilia" de apimentar um pouco o morno primeiro dia do Festival de Veneza.

O filme, como entrega o título, é sobre um jovem (Pier-Gabriel Lajoie) que descobre seu desejo sexual por homens bem mais velhos. A obra foi apresentada para a imprensa na quarta-feira (27) e está sendo tratada como um "escândalo instantâneo" pela mídia italiana.

'Hollywood hoje é um grande cassino', diz diretor de 'O Exorcista' no Festival de Veneza
George Clooney e Sandra Bullock falam em Veneza sobre seu novo filme, 'Gravidade'
Temas ecológicos são ponto comum entre filmes brasileiros do Festival de Veneza

Há um pouco de exagero. "Gerontophilia" tem cenas fortes, como o garoto lambendo feridas causadas no corpo de um idoso imóvel na cama, mas a intenção de LaBruce é de incomodar menos --tanto que o longa não sairá no Canadá com a censura "NC-17", dada para filmes com sexo explícito.

Obviamente que a obra toca em aspectos difíceis para o público comum, como o sexo entre duas pessoas de idades extremamente opostas --a homossexualidade, no caso, é uma rotina na carreira do canadense. LaBruce sabe disso e escolhe focar a câmera em longos closes de corpos nus mais velhos.

O público presente ao festival aplaudiu o longa, e a história do rapaz que se apaixona por um doente idoso e precisa raptá-lo para impedir que volte a ser exageradamente medicado larga na frente pelo prêmio "Queer Lion", concedido para filmes de temática homossexual exibidos em Veneza.


Endereço da página:

Links no texto: