Folha de S. Paulo


Artistas americanos ocupam motel de SP com 'design de experiência'

Um grupo de 16 pessoas recebeu de presente uma embalagem de bambu com um copo de saquê e o convite para participar de uma experiência misteriosa --nada de informação sobre o que ia rolar, só o local de encontro.

Foram levados a um motel e, lá, guiados em um passeio por quartos redesenhados pelos participantes de um workshop com os designers americanos ND Austin, 31, e Ida Benedetto, 29.

Criadores do projeto Wanderlust --ocupação transgressiva por meio de aventura, intimidade e exploração--, os designers americanos foram convidados pela empresa Mesa & Cadeira para realizar o workshop em São Paulo, na semana passada.

O trabalho final do curso foi uma ocupação nos moldes das que o casal tem feito nos Estados Unidos. A última transgressão da dupla antes de chegar ao Brasil foi montar um bar secreto na torre de caixa d'água de um prédio abandonado de Nova York.

No motel paulistano, eles colocaram escadas nos quartos para os participantes subirem ao teto do prédio passando por claraboias, encheram uma Jacuzzi de bolinhas de plástico, cobriram todo o chão de um dos ambientes com folhas e, no último quarto do percurso, simularam uma festa de aniversário.

"A experiência da ocupação criativa é o caminho para ressignificar os espaços e a cidade", diz o designer de produto carioca Jaako Tammela, 37, um dos cocriadores do evento no motel, que aconteceu na última terça (20).

É a ideia de Austin e Benedetto. "Fazemos design de experiências para as pessoas usarem espaços de formas diferentes. Isso estimula a imaginação, e cada um enxerga novas possibilidades. Quem não vê possibilidade, não cria mudança", diz Austin.

Nesta sexta, Austin e Ida estão falando de suas experiências no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, no encontro das Creative Mornings.

O evento, idealizado por uma blogueira americana em 2008 e hoje realizado em 55 cidades do mundo, reúne pessoas para discutir com convidados um tema por mês. O de hoje é urbanismo.

As inscrições se esgotaram em menos de 12 horas, segundo Fábio Seixas, um dos responsáveis pelas Creative Mornings em São Paulo. Mas quem quiser conhecer o trabalho de Austin e Benedetto terá uma nova oportunidade na segunda-feira, 26.

Eles estarão reunidos com os participantes da ocupação criativa do motel para discutir a experiência e mostrar as fotos e os vídeos feitos na ocasião. O encontro, aberto a todos os interessados, será às 20h no Espaço Absolut Inn (r. Artur de Azevedo, 517, Jardim Paulista, SP).


Endereço da página:

Links no texto: