Folha de S. Paulo


Ministra Marta Suplicy libera Lei Rouanet para desfile de grife de luxo na França

Os cofres públicos do país deverão bancar a realização de dois desfiles na França.

Graças a uma intervenção da ministra da Cultura, Marta Suplicy, o estilista paulistano Pedro Lourenço, 23, poderá captar R$ 2,8 milhões via Lei Rouanet para mostrar suas criações na semana de moda de Paris em outubro e em março de 2014. A lei é um mecanismo de fomento à cultura por meio de isenção tributária.

Filho dos estilistas Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço, Pedro Lourenço assinou sua primeira coleção aos 12 anos de idade. O estilista já havia participado da semana de moda de Paris em 2010, quando apresentou uma coleção da grife que leva seu nome.

'Estilista que se diz artista deve exibir sua roupa no museu', dispara dona de grife

A iniciativa de dar um empurrão na moda brasileira via renúncia fiscal é polêmica. Tanto que esse plano vinha sendo discutido em Brasília desde junho. E, mesmo descrito como "mostra" de "artefatos artísticos" no texto ao governo, o projeto não passou na avaliação da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic), que decide quem pode captar via Lei Rouanet.

Charles Platiau - 1ªº.out.12/Reuters
Desfile de Pedro Lourenço apresentado em Paris em 2012
Desfile de Pedro Lourenço apresentado em Paris em 2012

Apresentado em junho, o projeto entrou em discussão e foi retirado da pauta. Após idas e vindas para avaliação voltou à plenária no último dia 7, quando a Cnic decidiu pelo seu indeferimento.

Sete conselheiros votaram contra o projeto e sete se abstiveram. No dia 12, a empresa que propôs o incentivo aos desfiles recorreu da decisão. Dois dias depois, a ministra reverteu a decisão da comissão e aprovou o projeto.

"A quem interessa esse projeto? Ao estilista. Por que colocar recursos públicos? O usufruto desse recurso vai ficar restrito a essa empresa", disse o secretário de Cultura de Alagoas, Osvaldo Viégas, ouvinte presente à reunião.

MAIS INOVADOR

"No meu desfile, as pessoas terão acesso à cultura brasileira por meio de uma moda surpreendente, trazendo ainda a arquitetura jovem do país para criar um espaço diferente e vão conhecer o que há de mais inovador nestes setores", disse em seu favor Pedro Lourenço -que usou Niemeyer como referência em coleção recente, daí a menção à arquitetura.

A medida da ministra, que seria publicada hoje no "Diário Oficial", desagradou membros da Cnic. Dois deles, ouvidos sob a condição de anonimato, disseram que ela não deveria ter passado por cima de decisão coletiva.

Já Carlos Trevi, do Santander Cultural e membro da comissão, não se disse surpreso: "É prerrogativa da ministra. E o projeto é bem formatado, redondo, sem problema", afirmou ele, que se absteve de votar por "questão técnica", segundo disse.

A empresária Adriana Semola, que analisa projetos ligados à moda para a Cnic, faz coro: "A ministra está protegida legalmente e a aprovação vai beneficiar toda a cadeia da moda". No entanto, Semola afirma que muitos projetos de moda mais baratos e "tão importantes para a cultura quanto esse de Pedro" não conseguem captar recursos.

Paulo Vainer/Divulgação
Look de estilista Pedro Lourenço apresentado em Paris, na última semana de moda
Look de estilista Pedro Lourenço apresentado em Paris, na última semana de moda

Conforme a Folha apurou, a comissão rejeitou o projeto pelo fato de não deixar claro como democratizar o acesso da população ao desfile e por haver dúvidas em relação ao custo-benefício. O público para cada desfile é de 300 pessoas. Membros da comissão consideraram alto o valor de R$ 4.700 que resultaria da divisão entre o dinheiro captado e o número de espectadores.

Marta Suplicy não quis comentar as críticas. Em nota, justificou sua decisão citando o "soft power", conceito que propõe fortalecer a imagem do país no exterior a partir de bens imateriais: "O Brasil luta há muito tempo para se introduzir e ter uma imagem forte na moda internacional. Essa oportunidade tem como consequência o incremento das confecções e gera empregos. E é um extraordinário 'soft power' no imaginário de um Brasil glamouroso e atraente".

Para o estilista Cassio Bomfim, ex-membro do Colegiado Setorial de Moda do ministério, o governo "não deveria apoiar projetos relacionados ao mercado de moda e não à cultura".

A empresa que apresentou o projeto dos desfiles de Pedro Lourenço é de Disney Rezende, produtora que atua como consultora do ministério no setor de moda. Segundo ela, não há conflito de interesse. "Não há problema algum nisso. Qualquer um pode propor. A lei garante desenvolvimento cultural considerando as diferentes linguagens artísticas", disse.


Endereço da página:

Links no texto: