Folha de S. Paulo


Fãs de animação japonesa quebram recorde de mensagens por segundo no Twitter

No início deste mês, uma animação do cineasta japonês Hayao Miyazaki quebrou o recorde do Twitter de maior número de posts por segundo. Curiosamente, não foi seu novo filme, "Kaze Tachinu", o responsável pelo feito, e sim um de seus clássicos, "O Castelo no Céu", de 1986.

O longa estava sendo exibido na televisão japonesa em 3 de agosto. Num dia normal, cerca de 500 milhões de tuítes são feitos na rede social, o que dá um total aproximado de 5.700 tuítes por segundo. Naquela data, porém, o Twitter recebeu 143.199 mensagens por segundo --volume 25 vezes maior do que o normal, segundo estimativa oficial do microblog.

Segundo análise da revista "The Economist", o recorde inusitado se deu porque, entre os fãs de "O Castelo no Céu", foi criada uma tradição de todos tuitarem uma palavra ao mesmo tempo em que personagens do filme usam essa palavra para lançar um feitiço.

Divulgação
Cena da animação 'O Castelo no Céu' (1986), de Hayao Miyazaki
Cena da animação 'O Castelo no Céu' (1986), de Hayao Miyazaki

Para a publicação, esse grau de coordenação entre os espectadores permite que vários tuítes sejam disparados no mesmo momento, o que dá ao filme uma vantagem com relação a mensagens sobre eventos mais longos, como eventos esportivos (que duram horas) ou datas comemorativas (que podem se espalhar por dias).

Os fãs de "O Castelo no Céu" já haviam dado demonstração de força na rede social em outra exibição do filme na TV japonesa. Em dezembro de 2011, enquanto a animação era transmitida, eles alcançaram 11.349 postagens por segundo no Twitter, quebrando o recorde anterior de 8.868 mensagens por segundo, que pertencia à notícia da gravidez de Beyoncé.

Recentemente, executivos do Twitter têm dito que a rede social é a "segunda tela", vendendo a ideia de que ela é o local ideal para comentar o que se vê na TV, de maneira simultânea.

Com a ajuda involuntária de fãs da animação de Hayao Miyazaki, eles vêm ganhando argumentos sólidos para sustentar essa tese.


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