Folha de S. Paulo


Ex-atriz pornô Sasha Grey lança livro em São Paulo

Quando virou uma estrela do cinema pornô, em 2006, a atriz americana Sasha Grey, 25, explicava que o seu codinome (o nome real é Marina Ann Hantzis) era uma referência a Dorian Gray, personagem do escritor Oscar Wilde.

Hoje ela pode se considerar colega do autor irlandês. Sasha lança em São Paulo o seu romance de estreia, "Juliette Society", que conta a história de um clube de sexo mantido por figurões da alta sociedade.

Muito do que trata o livro, por óbvio, tem inspiração na carreira de mais de 100 filmes da atriz, que extrapolou o mundo pornográfico e atuou em filmes, digamos, mais sérios, como "Confissões de Uma Garota de Programa", de Steven Sordebergh.

Aposentada dos sets de filmes adultos desde 2011, milionária, vocalista de uma banda de rock industrial, Sasha disse em entrevista à Folha, de Ibiza (no Mediterrâneo), onde passava férias, que a motivação do livro foi além da literária.

"A literatura erótica se tornou um assunto de massa muito por causa da internet e de livros como 'Cinquenta Tons de Cinza', mas ela sempre vendeu muito bem, sempre teve mercado. Não concordo com essa impressão de que é um 'boom' recente. Talvez por isso o meu agente insistiu durante anos para que eu escrevesse um livro", disse rindo.

A mesma internet a ajudou a se tornar uma celebridade global. Uma busca por seu nome no Google arrasta mais de 23 milhões de citações. Além de cenas de sua afamada disposição na cama, é possível encontrar defesas de sua atuação como uma espécie de militância feminista.

"A internet impulsionou as causas feministas, tornou o debate globalizado, mas, por outro lado, é onde o assunto é igualmente ridicularizado."

Antes de se arriscar no mundo das editoras e livrarias, Sasha Grey abriu em 2009 uma produtora de filmes pornôs, que durou apenas três meses. "Foi meu primeiro grande fracasso", conta. Segundo ela, o insucesso foi motivado principalmente porque a produtora não se adequava à "caretice" do público médio americano.

JULIETTE SOCIETY

AUTOR Sasha Grey
EDITORA Leya
TRADUÇÃO Bruna Axt Portella
QUANTO R$ 34,90 (236 págs.)
LANÇAMENTO Hoje, a partir das 18h30, na Livraria Cultura (av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional)


Endereço da página:

Links no texto: