Folha de S. Paulo


Escritores e cineastas lamentam morte de Elmore Leonard nas redes sociais

A morte do escritor americano Elmore Leonard nesta terça-feira (20), três semanas após sofrer um acidente vascular cerebral sofrido no mês passado, repercutiu no meio artístico, com diversos artistas lamentando a perda nas redes sociais.

Considerado pelo "New York Times" o "mais badalado, mais amado e mais imitado autor de policiais", bem como um "tesouro nacional" dos EUA, Leonard escreveu obras que inspiraram mais de 20 filmes e uma série de TV ("Justified"). Ele tinha 87 anos.

Ícone do romance popular americano, escritor Elmore Leonard morre aos 87 nos EUA
À Folha, Leonard falou sobre mudança de western para crime e afinidade com Tarantino

"Elmore Leonard, o cara mais descolado em todos os lugares. Descanse em paz", escreveu o autor Harlan Coben, criador do personagem Myron Bolitar, de livros como "Alta Tensão" e "Quebra de Confiança".

"Descanse em paz, Elmore Leonard. Sua inteligência e seu talento farão realmente muita falta", publicou o Twitter da Random House, maior editora de língua inglesa do mundo.

Nas duas mensagens, foi incluída uma lição de escrita de Leonard: "tente cortar as partes que os leitores pulariam".

"Adeus, holandês", disse no Twitter o escritor americano Neil Gaiman, criador das histórias em quadrinhos "Sandman" e autor de "Deuses Americanos". Elmore Leonard tinha o apelido de "holandês" por causa de um jogador de beisebol cujo sobrenome era igual ao dele.

"Descanse em paz, lenda Elmore Leonard", escreveu o cineasta Kevin Smith, diretor de "O Balconista" e "Dogma" e roteirista de histórias em quadrinhos.

"Estou encarando minha prateleira de livros velhos de Elmore Leonard (duas cópias de 'Os Comparsas') e amaldiçoando a mortalidade", tuitou Damon Lindelof, coautor da série "Lost" e roteirista de "Além da Escuridão - Star Trek".

"Um dos meus autores favoritos acabou de falecer, o grande Elmore Leonard. Mas que incrível legado de ficções policiais ele deixa para trás", escreveu Edgar Wright, diretor de cinema britânico.

"Descanse em paz, Elmore Leonard, que nos deu Raylan Givens, Karen Sisco, LaBrava, Hot Kid e tantos outros personagens e aventuras brilhantes", disse no Twitter Alan Sepinwall, crítico de cinema americano.

"Muito triste ouvir que meu herói Elmore Leonard morreu. Ele era o melhor de todos para mim", desabafou M. Night Shyamalan, cineasta responsável por "O Sexto Sentido", "A Vila" e "Sinais".


Endereço da página:

Links no texto: