Folha de S. Paulo


Ícone do romance popular americano, escritor Elmore Leonard morre aos 87 nos EUA

O escritor e roteirista americano Elmore Leonard, autor de mais 45 livros, vários best-sellers, muitos deles transformados em filmes por Hollywood, morreu nesta terça-feira (20) aos 87 anos, anunciou o site do próprio autor.

Leonard, que sofreu um acidente vascular cerebral no mês passado, morreu às 7h15 (10h15 de Brasília) em sua residência de Detroit, ao lado da família, de acordo com o site.

À Folha, Leonard falou sobre mudança de western para crime e afinidade com Tarantino
Escritores e cineastas lamentam morte de Elmore Leonard nas redes sociais

"Elmore morreu esta manhã, às 7h15 em casa, cercado por sua amada família", diz o comunicado no site.

Nascido em 11 de outubro de 1925 em Nova Orleans (Louisiana), filho de um funcionário da General Motors, Leonard viveu com a família no sul do país, antes de se mudar para Detroit em 1934. A cidade foi cenário de vários de seus livros.

Leonard, que era considerado pelo "New York Times" o "maior escritor de policiais vivo", serviu na Marinha de Guerra antes de se formar em inglês e filosofia. Casou-se em 1949 e teve cinco filhos.

O americano começou a carreira como publicitário. Passou a escrever livros de western e mais tarde se especializaria em thrillers e romances policiais.

Entre suas obras mais famosas estão "Ponche de Rum" (adaptado para o cinema por Quentin Tarantino como "Jackie Brown"), "Bandidos" e "Os Comparsas"-- transformado em filme por Steven Soderbergh ("Irresistível Paixão", de 1998, com George Cloney).

Os quase 50 livros e contos do escritor inspiraram mais de 20 filmes, além da série de TV "Justified".

O último livro de Leonard, "Raylan", lançado em 2012, tem como protagonista o policial da série de TV "Justified", produção baseada em três contos do escritor --o principal deles, "Fire In the Hole", é a trama da primeira temporada.

Leonard, que havia declarado que iria se aposentar, mudou de ideia após receber um prêmio da fundação literária nacional dos EUA pela contribuição com as letras americanas, em novembro do ano passado, e trabalhava em sua 46ª obra.

"Por meio século, Elmore Leonard produziu um trabalho literário vibrante, com um estilo de escrita inimitável", afirmou na ocasião o diretor executivo da fundação, Harold Augenbraum.

Na entrega do prêmio, o escritor britânico Martin Amis descreveu Leonard como "um gênio literário que escreve thrillers para reler".

SUBMUNDO

As obras mais famosas de Leonard estão ambientadas no submundo de cidades como Detroit e Miami, protagonizadas por policiais, criminosos e assassinos.

Leonard admitiu uma que vez seus livros "não são exatamente cinematográficos". "Têm a ver com pessoas com armas de fogo em situações extremas", disse.

Em sua literatura, Leonard privilegiava o diálogo e evitava os parágrafos longos, com descrições extensas de paisagens ou monólogos.

RECEITA DE ESTILO

Ao jornal "The New York Times", Leonard sintetizou suas "10 regras para escrever uma ficção" :

"1. Nunca abra um livro com o clima
2. Evite prólogos
3. Nunca use um verbo além de "disse" para um diálogo
4. Nunca use um advérbio para modificar o verbo 'disse'
5. Mantenha seus pontos de exclamação sob controle
6. Nunca use as palavras 'de repente' e 'o mundo desabou' [no original, 'all hell broke loose']
7. use dialetos e gírias regionais com parcimônia
8. Evite descrições detalhadas de personagens
9. Não use muitos detalhes para descrever lugares e coisas
10. Tente deixar de fora as partes que o leitor costuma pular".

De acordo com o jornal, elas "capturavam a essência de seu próprio estilo econômico".

LIVROS NO BRASIL

Pelo menos três editoras publicaram ou vão publicar livros de Elmore Leonard no Brasil.

A que concentra a obra do escritor no país é a Rocco, que já lançou 16 obras dele: "Nada a Perder", "Os Órfãos de Ruanda", "Na Mira da Arma", "Quarenta Chibatadas Menos Uma", "Os Caçadores de Recompensas", "Valdez Vem Aí", "Hombre", "A Lei em Randado", "O Último Posto no rio Sabre", "Fuga de Cinco Sombras", "Quando as Mulheres Saem para Dançar", "Hot Kid", "Cassino Blues", "Kill Shot", "Os Amores de Honey" e "Os Comparsas".

Segundo a Rocco, todos os títulos estão em catálogo --disponíveis ao público.

A editora Record editou no país "Bandidos" e "Joe La Brava", mas este último está fora de catálogo.

A Companhia das Letras vai publicar em outubro próximo "Raylan" e tem programado para 2014 "Djibouti".


Endereço da página:

Links no texto: