Folha de S. Paulo


Lançamento de filme do One Direction causa furor em Londres; veja vídeo

O One Direction apresentou nesta segunda (19) o documentário em 3D que conta a vida e a rotina da "boy banda" mais famosa da atualidade.

O filme acompanha os jovens Harry Styles, Liam Payne, Zayn Malik, Niall Horan e Louis Tomlinson durante uma das maiores turnês mundiais da banda, "This Is Us", nome também do documentário.

Os garotos têm apenas dois álbuns, mas já venderam mais de 30 milhões de cópias no mundo todo e somam 63 prêmios ganhos.

Divulgação
Entrevista coletiva com a banda One Direction para lançamento do filme
Entrevista coletiva com a banda One Direction para lançamento do filme "This Is Us", em Londres

O diretor do documentário é Morgan Spurlock, de "Super Size Me", produção independente sobre a alimentação dos americanos baseada em lanches do Mc Donalds.

Em entrevista coletiva, Spurlock disse que o fenômeno global do One Direction só foi possível por causa de suas admiradoras.

"Temos as melhores fãs do mundo", afirmou Liam Payne, uma opinião compartilhada pelos companheiros do grupo e que é repetida no documentário em várias ocasiões, já que esse projeto é dedicado a elas.

"Este filme é para as admiradoras, para que vejam o que há por trás de cada espetáculo que fazemos, para que entendam como somos na realidade", acrescentou Harry Styles.

O One Direction surgiu em 2010 como resultado do "reality" musical britânico "X Factor", onde seus cinco integrantes, quatro britânicos e um irlandês, se apresentaram inicialmente sozinhos.

FILMAGENS

"Foi estranho estar todo esse tempo com câmaras ao redor", comentou Styles, enquanto o diretor explicava os pormenores de uma gravação que se realizou principalmente entre Londres, Tóquio, México, Nova York, os fiordes noruegueses e Gana, além de outras várias cidades.

"Mas não sabíamos que estávamos fazendo um filme, não pensávamos nisso", acrescentou Zayn Malik.

Malik é quem protagoniza o momento mais emotivo deste documentário "sem sexo e drogas, bem mais familiar" de uma hora de meia de duração, que mostra uma conversa privada entre o cantor e a mãe depois que ela entrou pela primeira vez na casa que seu filho acabou de comprar, após uma vida cheia de dificuldade.

"Se trata não só de mostrar as atuações musicais, mas como são e como é a relação deles com suas famílias. Foi complicado porque tem pouco tempo de filme para juntar todas as histórias", explicou Spurlock.

Na montagem final os meninos tiveram papel decisivo, escolhendo imagens em hotéis e lembranças de viagens para intercalar com os fragmentos dedicados à entrevistas, concertos e gravações de canções, que ocupam 60% do documentário.

"É mais íntimo do que um documentário de Justin Bieber ou Katy Perry", disse o diretor,.

O One Direction se apresentará no Brasil em 2014.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: