Folha de S. Paulo


Programa internacional recupera obras de museus em São Paulo

"Moema" (1866), óleo sobre tela de Victor Meirelles (1832-1903), está restaurado e será mostrado ao público a partir de 19 de setembro.

Um dos mais importantes marcos do romantismo indianista, "Moema" faz parte do acervo do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e foi a primeira obra brasileira selecionada pelo programa internacional de restauração de arte do Bank of America Merrill Lynch, em 2012.

Divulgação
"Moema" (1866), óleo sobre tela de Victor Meirelles (1832-1903)

Neste ano, o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) foi contemplado pelo programa que também está restaurando as fotos de Frida Kahlo, no México.

Em São Paulo, o trabalho deve durar 12 meses e será de conservação e recuperação do Jardim de Esculturas do MAM. Serão instalados um novo sistema de iluminação e novos recursos de identificação das obras. Haverá também a produção de material editorial a ser entregue aos visitantes com informações sobre as esculturas expostas.

Projetado por Roberto Burle Marx, o jardim foi criado em 1993 e exibe 30 obras, de artistas como Franz, Weissmann e Amilcar de Castro, distribuídas ao longo de 6.000 metros quadrados.


Endereço da página: