Folha de S. Paulo


Ana Moura canta para aproximar o fado da música pop

Hoje, em São Paulo, o Festival de Fado se encerra após quatro dias de shows com uma das estrelas na nova geração do gênero, Ana Moura.

Aos 34 anos, a cantora portuguesa faz sucesso ao agregar influências pop ao fado. "Meu primeiro disco, de 2003 ["Guarda-me a Vida na Mão"], tinha canções tradicionais, mas desde então me encanta trabalhar com músicos distantes do fado", diz Ana.

Ela comenta que Amália Rodrigues (1920-1990), ainda a maior referência do fado no mundo, também foi "vanguardista". "Amália gravou em inglês, fez álbuns cantando jazz americano, mas manteve sua alma fadista."

Isabel Pinto/Divulgação
A cantora portuguesa de fado Ana Moura
A cantora portuguesa de fado Ana Moura

Ana também se sente fadista, o que não impede que seu último álbum traga canções folclóricas, do norte de Portugal, e também jazz e "um bocadinho de bossa nova".

"Desfado", lançado no ano passado, reúne compositores da nova geração portuguesa e participação do tecladista de jazz Herbie Hancock.

No show de hoje, Ana receberá no palco o brasileiro Criolo. "Gosto de soul e hip-hop, acompanho alguns MCs portugueses e tenho seguido Criolo. Uma das músicas mais lindas que tenho ouvido é 'Não Existe Amor em SP'. Quando surgiu a ideia do show, pensei em convidá-lo."

Ela não adiantou à Folha que canções devem cantar junto. Quis esperar o ensaio com o brasileiro para que ele se sinta confortável. "Acho que uma música de Criolo pode receber 'Verdes Anos', mas quero saber o que ele acha disso", conta Ana, se referindo a um sucesso do guitarrista Carlos Paredes (1925-2004).

Parceiras marcam a carreia de Ana. Em 2007, ela conheceu os Rolling Stones numa casa de fado de Lisboa, um dia antes do show da banda inglesa na cidade. Ela foi convidada a chegar mais cedo ao estádio, para jantar com eles no camarim, antes do show.

Chegando, foi avisada de que o grupo que ela subisse ao palco para cantar com eles. E assim aconteceu, praticamente sem ensaio. "Fiquei muito nervosa, claro, mas, vendo meu sorriso nas fotos do show, sinto que os nervos não conseguiram superar a imensa felicidade que senti."

ANA MOURA
QUANDO sexta-feira (16), às 23h15 (antes, Antonio Zambujo canta às 22h)
ONDE HSBC Brasil (r. Bragança Paulista, 1.281, tel. 0/xx/11/4003-1212)
QUANTO de R$ 90 a R$ 160
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Endereço da página: