Folha de S. Paulo


Homenageado em Gramado, Wagner Moura dedica prêmio a filhos de Amarildo

O ator Wagner Moura foi homenageado no Festival de Gramado na noite do último sábado (10) com o Troféu Cidade de Gramado, prêmio que dedicou aos filhos do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido no dia 14 de julho no Rio.

"Lá na Rocinha, favela do Rio de Janeiro, tem uma família que tem seis filhos que não vão almoçar com o seu pai", disse o ator em discurso de agradecimento.

"Amanhã [11 de agosto, Dia dos Pais] eu sei porque eu não vou almoçar com meu pai, ele ficou doente e morreu. Mas eles não sabem. Eu gostaria que as autoridades do Rio de Janeiro, para que esses seis filhos tenham um Dia dos Pais mais feliz, pudessem dar uma resposta, que eles pelo menos soubessem o que aconteceu com o pai deles."

Amarildo desapareceu após ser levado por policiais militares da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Rocinha para averiguação. Investigações recentes da polícia sugerem que ele poderia ter sido morto por traficantes de drogas da favela.

Edison Vara/Divulgação
O ator Wagner Moura recebe o troféu Cidade de Gramado das mãos do curador Rubens Ewald Filho
O ator Wagner Moura recebe o troféu Cidade de Gramado das mãos do curador Rubens Ewald Filho

Moura recebeu o prêmio por sua carreira e, em seu discurso, estendeu a homenagem a toda sua geração. Ele citou nomes de outros atores contemporâneos, como Selton Mello, Mateus Solano, Lázaro Ramos, Caio Blat, Vladimir Brichta e Daniel de Oliveira.

ATOR DE ELITE

Nesta semana, Moura foi a Los Angeles para a cerimônia de pré-estreia de seu primeiro longa em Hollywood, "Elysium", de Neill Blomkamp ("Distrito 9").

Ele estrela a ficção científica ao lado de astros americanos como Matt Damon e Jodie Foster, além da também brasileira Alice Braga.

O filme estreou neste final de semana em primeiro lugar nas bilheterias dos Estados Unidos (fez US$ 30,4 milhões) e Wagner Moura foi descrito como "fantástico" em crítica do jornal "The New York Times".

No Brasil, "Elysium" chega aos cinemas em 20 de setembro.


Endereço da página:

Links no texto: