Folha de S. Paulo


Acervo de Ana Cristina Cesar tem material para edições inéditas

Embora tenha vivido apenas 31 anos até o fatídico 29 de outubro de 1983, quando se jogou do oitavo andar do edifício em que seus pais moravam, em Copacabana, Ana Cristina Cesar deixou uma produção que nas últimas três décadas rendeu cinco inéditos, nas áreas de poesia, ensaios e correspondência.

Ninguém que tenha tido acesso ao seu acervo --instalado a partir de 1999 no Instituto Moreira Salles, na Gávea, sob cuidados de Manoela Daudt, e hoje aberto a pesquisadores-- pode duvidar de que exista material ali para tantas outras novas edições.

Fora de catálogo, poeta carioca Ana Cristina Cesar voltará às livrarias
Falso tom confessional de Ana Cristina Cesar influenciou gerações

É um acervo com mais de 600 itens, entre livros, periódicos e trabalhos produzidos desde a infância. Ela editava em casa, aos nove anos, o jornalzinho "O Mundo", do tamanho de uma caixa de fósforo, no qual ela prometeu por edições a fio uma crônica nunca enviada por seu pai, Waldo Cezar.

A criação precoce permite reconhecer traços que se destacariam na produção adulta de Ana C., como a atenção ao trabalho de edição, o humor feroz (após muito esperar a crônica do pai, ela deixa duas páginas de "O Mundo" vazias, com um aviso ao final: "Um momento, ele já acorda!") e o interesse político.

Em outra edição caseira, a criança anota: "A política externa está prejudicando o Brasil, pois está comentando demais a sua situação". Já se percebiam ali sinais da jovem que, aos 20 e poucos anos, se engajaria na produção do jornal alternativo "O Beijo".

"'O Beijo' era uma crítica de dentro da esquerda a uma esquerda mais ortodoxa, abordagem à qual ela era passionalmente ligada, com interesse em questões comportamentais e de gênero", diz o crítico e poeta Ítalo Moriconi, que pertencia àquela turma.

ENSAIOS

A produção ensaística de Ana C., que inclui "Escritos na Inglaterra" (1988), sobre tradução, e "Escritos no Rio" (1993), com artigos de jornais, e ainda cartas (em "Correspondência Incompleta", de 1999), estão nos planos da Companhia das Letras.

Todo o material foi organizado por Armando Freitas Filho. "Ana e ele eram muito amigos. Quando ela morreu, meus pais acharam que ninguém melhor para saber o que Ana gostaria de publicar", diz o jornalista Flávio Lenz, 58, um dos irmãos da poeta, ao lado de Felipe, 52.

A única edição na qual Armando não esteve envolvido foi "Antigos e Soltos" (2008), organizado por Viviana Bosi. Esta saiu da "pasta rosa", que ficou alguns anos esquecida no armário da poeta.

Armando foi a última pessoa a falar com Ana C., por telefone, em 29 de outubro de 1983. Ela estava deprimida, mas ele, gripado, não pôde ir encontrá-la."Ela teve uma sobrevida maior que a vida em matéria de reconhecimento", ele avalia. Acha bobagem tentativas de buscar na obra dela as razões do suicídio.

É um repúdio que a própria poeta já deixava claro, no texto "Três Cartas a Navarro", publicado em "Antigos e Soltos": "Te deixo meus textos póstumos. Só te peço isto: não permitas que digam que são produtos de uma mente doentia! Posso tolerar tudo menos esse obscurantismo biografílico." (RAQUEL COZER)

*

OS LIVROS FORA DE CATÁLOGO DE ANA CRISTINA CESAR

"Cenas de Abril"
1979, poesia (independente)

"Correspondência Completa"
1979, carta fictícia (independente)

"Luvas de Pelica"
1980, poemas em prosa (independente)

"Literatura Não É Documento"
1980, dissertação de mestrado pela UFRJ, sobre literatura e cinema (MEC/Funarte)

"A Teus Pés"
1982, prosa/poesia, incluindo os anteriores; último título em vida pela autora (Brasiliense, reeditado em 1998 pela Ática)

"Inéditos e Dispersos"
1985, poesia/prosa (Brasiliense, reeditado em 1998 pela Ática)

"Escritos na Inglaterra"
1988, ensaios sobre literatura, inclui dissertação de mestrado pela Universidade de Essex, na Inglaterra: tradução anotada do conto "Bliss", de Katherine Mansfield (Brasiliense)

"Escritos no Rio"
1993, textos publicados na imprensa (Brasiliense/UFRJ)

"Correspondência Incompleta"
1999, cartas (Aeroplano)

"Antigos e Soltos"
2008, prosa/poesia (IMS)


Endereço da página:

Links no texto: