Folha de S. Paulo


Werner Herzog dirige documentário sobre perigos de dirigir e teclar; veja vídeo

O diretor alemão Werner Herzog gravou um documentário de quase 35 minutos sobre os perigos de mandar mensagens pelo celular e dirigir. "From One Second To The Next" reconta, através de depoimentos de familiares e conhecidos, a vida de quatro pessoas pessoas envolvidas em acidentes provocados pelo problema.

O filme se trata de uma expansão de uma série de comerciais de 30 segundos que Herzog criou para a campanha "It Can Wait", da empresa americana de telecomunicações AT&T, para a conscientização do questão. A companhia pretende distribuir o documentário para mais de 40 mil escolas e centenas de organizações de segurança e agências do governo.

"Eu sabia que poderia fazê-lo, porque tem a ver com eventos catastróficos que invadem uma família", disse o diretor à AP. "Em um segundo, vidas inteiras são tomadas ou mudadas para sempre. Esse tipo de ressonância é algo que eu poderia cobrir."

Veja vídeo

Herzog, 70, tem uma carreira alternada entre ficção e documentários. Ele é autor de filmes como "O Sobrevivente", com Christian Bale, e "O Homem Urso", sobre dois ativistas mortos por ursos enquanto moravam entre eles.

"Sempre depende do projeto", fala ele, sobre o que o levou a dirigir a campanha. "O que a AT&T propôs imediatamente conectou dentro de mim. Há uma cultura totalmente nova por aí. Eu não sou um participante de dirigir e enviar mensagem --ou enviar mensagens de qualquer forma--, mas eu vejo que algo está acontecendo na civilização."

O alemão planeja dar continuidade à sua série de documentários para a televisão sobre pena de morte, "On Death Row", e quer gravar um filme sobre a vida da escritora, arquelogista e espiã Gertrude Bell, com Naomi Watts e Robert Pattinson. O longa se chamaria "Queen of the Desert", mas ele diz que está difícil coordenar as agendas dos atores.


Endereço da página:

Links no texto: