Folha de S. Paulo


Primeiro filme profissional de Orson Welles é encontrado na Itália

O primeiro filme profissional feito pelo cineasta norte-americano Orson Welles (1915-1985) foi encontrado e recuperado na Itália, onde será exibido num festival em outubro, informou nesta quarta (7) o jornal "The New York Times".

Apesar da estreia oficial de Welles ter sido com o clássico "Cidadão Kane" (1941) --tido por muitos especialistas como o melhor filme da história--, o diretor produziu 40 minutos de imagens para acompanhar "Too Much Johnson", uma peça teatral que ele pretendia montar na Broadway, em 1938.

Como a montagem nunca vingou por problema contratuais dos atores, o filme foi considerado perdido pelos estudiosos, mas o original foi encontrado em um armazém da cidade italiana de Pordenone e restaurado para ser exibido no festival local Le Giornate del Cinema Muto, em 9 de outubro.

AFP
O diretor Orson Welles, de 'Cidadão Kane'
O diretor Orson Welles, de 'Cidadão Kane'

"Too Much Johnson" é a primeira tentativa de Welles no cinema profissional e é protagonizada por vários membros da trupe do Mercury Theater, companhia fundada pelo cineasta em 1937.

A peça estreou sem o filme em agosto de 1938, mas foi um fracasso. Como os atores reivindicaram um aumento no salário pelo fato de participar de um filme, o média-metragem nunca foi exibido.

A única cópia que os estudiosos conheciam tinha sido queimada em um incêndio que tomou conta da casa de Welles em Madri.


Endereço da página: