Folha de S. Paulo


Spielberg abandona filme sobre militar que matou 160 no Iraque

O cineasta Steven Spielberg não dirigirá o filme "American Sniper", sobre um atirador de elite da marinha americana.

De acordo com o site "Deadline", o diretor de "Lincoln" abandonou o projeto nesta segunda-feira (6), após desentendimentos com o estúdio Warner a respeito do valor do orçamento do filme --a DreamWorks, empresa ligada a Spielberg, também está deixando o projeto, protagonizado por Bradley Cooper.

É o segundo filme que Steven Spielberg abandona desde que finalizou a história dos últimos dias do presidente Abraham Lincoln. Em janeiro, o cineasta anunciou que precisaria de mais tempo para desenvolver o roteiro de "Robopocalypse", adaptação da ficção científica de Daniel H. Wilson sobre um grupo de humanos combatendo uma inteligência artificial que controla toda a tecnologia da Terra.

Em maio, Spielberg anunciou que seu próximo longa seria "American Sniper", a história do soldado Chris Kyle, que matou 160 inimigos em dez anos de combate no Iraque --recorde para um atirador de elite-- com o SEALs, grupo de elite da marinha norte-americana. De volta aos Estados Unidos, Kyle foi morto no início de 2013 por um colega militar que voltou da guerra traumatizado e perdeu o controle em um campo de treinamento de tiro.

Reprodução
Steven Spielberg fala durante o anúncio de seu trabalho na série televisiva sobre o game "Halo", da Microsoft
Steven Spielberg fala durante o anúncio de seu trabalho na série televisiva sobre o game "Halo", da Microsoft

A saída do diretor não deve mudar a data de estreia da produção para 2015, mas não há nenhum nome já ligado ao projeto como possível substituto.

Já Spielberg, que anda pessimista com a indústria cinematográfica, citando uma possível "implosão" do mercado nos próximos anos por causa dos orçamentos exagerados dos filmes, pode se dedicar ainda mais às séries de TV.

No momento, ele empresta seu nome para "Under The Dome" e "Falling Skies", e prepara "Halo", baseado no game homônimo de sucesso.

No cinema, assina como produtor "Interstellar", próximo filme de Christopher Nolan, o quarto "Jurassic Park" e o segundo filme do personagem Tintim, " Prisoners of the Sun".


Endereço da página: