Folha de S. Paulo


Crítica: Tema e narrativa evoluem juntos em romance 'Divórcio', de Ricardo Lísias

Em "O Céu dos Suicidas", Ricardo Lísias já mostrara que conseguia fazer a difícil passagem de um evento biográfico traumático para a literatura, numa mescla impressionante e errática de violência e humor que em muitos momentos lembrava o jovem Philip Roth.

Em "Divórcio", um novo acontecimento trágico para o personagem que leva o nome do autor, a descoberta de um diário que põe fim a seu casamento de apenas quatro meses, recebe um tratamento igualmente sofisticado, mas de um jeito diferente.

Ponto de partida para romance 'Divórcio' foi 'pessoal e traumático'

Para dar conta do ímpeto não cínico de tentar dizer tudo, de escancarar o problema e se autoescancarar no processo, o narrador Ricardo Lísias utiliza uma estratégia de repetição com alterações que segue paralela ao seu esforço de aprender a correr para lidar com a dor, esforço que culmina em uma participação na corrida de São Silvestre.

Eduardo Knapp/Folhapress
O professor e escritor Ricardo Lísias, que lança o livro 'Divórcio' pela editora Alfaguara
O professor e escritor Ricardo Lísias, que lança o livro 'Divórcio' pela editora Alfaguara

A cada dia de treino, o fôlego e a distância percorrida aumentam um pouco, se torna possível fazer um pouco mais em menos tempo.

O mesmo acontece com o texto, a cada repetição de um trecho do diário com pequenos acréscimos, a cada conversa ou troca de mensagens que reaparece com modificações, o drama inicial vai sendo consumido, triturado, reconstruído.

A dificuldade da tarefa se materializa no próprio arranjo incômodo e engenhoso das palavras em inúmeras sequências (ao mesmo tempo, a própria feitura do livro e a sua necessidade são permanentemente postas em questão).

"A seguinte frase me mostrou que precisava fazer um romance: onde é que as pessoas chegam? Respirei fundo durante outro treino e concluí de novo: o que tenho em mãos é um fenômeno coletivo. Meu corpo ferido, por mais que eu ainda perca energia, precisa portanto virar literatura. De um jeito ou de outro, a assombração inicial era verdadeira. Vim mesmo parar dentro de um livro meu."

Há, por fim, um senão que é preciso mencionar. No atrito entre autor, narrador e personagem, os três Ricardo Lísias que convivem em "Divórcio", sobra às vezes um tom meio panfletário um pouco fora de lugar, e esse talvez seja o pequeno ruído deste romance de um escritor que parece, a cada obra, aprimorar a sua voz.

ADRIANO SCHWARTZ é professor de literatura da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

DIVÓRCIO
AUTOR Ricardo Lísias
EDITORA Alfaguara
QUANTO R$ 39,90 (240 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página:

Links no texto: