Folha de S. Paulo


J.K. Rowling faz acordo com escritório de advocacia que revelou seu pseudônimo

A descoberta de que J.K. Rowling é a verdadeira autora do livro "The Cuckoo's Calling" não foi trabalho de detetive. Ela foi desmascarada por causa de um tuíte enviado a jornalista por um amigo de um funcionário de seu escritório de advocacia.

A notícia de que Robert Galbraith, que assinava como autor do livro, é na verdade um pseudônimo da autora da saga de Harry Potter foi publicada no jornal britânico "Sunday Times" e fez de "The Cuckoo's Calling" um best-seller.

Rowling entrou com uma ação por quebra de confiança contra o escritório de advocacia Russell, que foi julgada nesta quarta (31).

Com o ganho da causa, Rowling teve o direito de receber uma indenização do escritório, mas aceitou a proposta de que o dinheiro seja doada para uma instituição de caridade que ajuda militares e suas famílias. O valor da doação não foi revelado.

A escritora anunciou que também doará, por três anos, a renda obtida com venda de seu livro para a mesma instituição, chamada Soldier's Charity. Segundo Rowling, é uma forma de agradecer aos soldados que a ajudaram nas pesquisas feitas para escrever o livro.

"Sempre tive a intenção de doar para a caridade os direitos autorais de Robert Galbraith, mas eu não esperava que o livro aparecesse na lista dos mais vendidos apenas três meses após seu lançamento. Na verdade, eu nem imaginei que ele poderia estar na lista", afirmou a escritora em um comunicado.

O livro "The Cuckoo's Calling" foi lançado em abril com a assinatura do desconhecido escritor Robert Galbraith. Conta a história de Cormoran Strike, veterano da guerra do Afeganistão que se torna detetive particular e tenta desvendar o caso de suicídio de uma modelo.

A verdadeira autoria do livro foi revelada no "Sunday Times" no dia 14 de julho.


Endereço da página: