Folha de S. Paulo


Crítica: Com 'Batuk Freak', Karol Conká avança e deixa de ser aposta

A curiosidade pelo disco de estreia de Karol Conká foi bem alimentada desde 2010, quando músicas como "Boa Festa" e "Me Garanto" começaram a aparecer na internet.

Os clipes de "Boa Noite", "Gandaia" e "Corre, Corre Erê", de admirável capricho visual e publicados a partir de 2011, já serviam de aperitivo. Juntos, somaram mais de 1,5 milhão de visualizações no YouTube.

Karol Conká vem para inverter lógica do rap

Noutra ponta, estava ela no palco, evoluindo, se firmando e aprendendo a dominar a plateia --afiando o talento para não se perder no hype. Pois "Batuk Freak" cumpre a expectativa e dá um passinho para a frente, tirando a cantora da casa das apostas.

Theo Marques/Folhapress
A rapper paranaense Karol Conká posa em Curitiba
A rapper paranaense Karol Conká posa em Curitiba

Diga-se, é desnecessário relacioná-la a artistas gringos para melhor definir o seu som. Afinal de contas, dos beats do produtor Nave [o catarinense Vinicius Moreira, que já trabalhou com Marcelo D2 e Kamau], alicerçados em cantos e batuques afrobrasileiros, sobressai muito mais a voz autoral de Karol do que influências de M.I.A. ou Nick Minaj.

As 12 músicas do repertório são quase todas festeiras ["Gandaia" continua um hit e tanto], mas não excluem a politização típica do gênero.

Há um recado importante quando ela canta, em "Gueto ao Luxo", que "eu gosto de luxo/ nasci no gueto/ de dia, tomar sol na laje/ à noite numa cobertura": a ascensão é ampla, geral e irrestrita.

Num disco movido a batuque frenético, como anuncia o título, as faixas mais lentas servem quase de intertítulo entre uma pedrada e outra. Nesse naipe estão "Que Delícia", baita balada sexy, e "Você Não Vai". Tem ainda o rap-reggae "Sandália", com o paulistano Rincon Sapiência.

É admirável ver e ouvir como a cantora se move bem catalisando influências da música negra, seja ela dos atabaques, do soul, do R&B, do funk carioca e mesmo do samba, que ganha ares futuristas com a regravação de "Caxambu", sucesso de 1986 de Almir Guineto.

BATUK FREAK
Karol Conká
GRAVADORA Deck Disc
QUANTO sem preço definido
AVALIAÇÃO bom


Endereço da página:

Links no texto: