Folha de S. Paulo


Escritora Jane Austen estará nas próximas notas de 10 libras britânicas

A escritora britânica Jane Austen (1775-1817) terá seu retrato estampado nas futuras notas de 10 libras, uma vitória para centenas de feministas britânicas.

A autora de "Orgulho e Preconceito" substituirá Charles Darwin nas notas a partir de 2017, anunciou nesta quarta-feira (24) o Banco da Inglaterra.

Desde 1970, personalidades podem estar nas notas britânicas, além da rainha Elizabeth 2ª, cujo rosto está representado em todos as notas e moedas em circulação.

Efe
A nova nota de 10 libras, com o rosto da escritora Jane Austen (1775-1817)
A nova nota de 10 libras, com o rosto da escritora Jane Austen (1775-1817)

Jane Austen é a terceira mulher a ser escolhida para receber esta homenagem.

O anúncio em abril da substituição em 2016 nas notas de 5 libras da reformista do século 19, Elizabeth Fry (1780-1845) por Winston Churchill (1874-1965) irritou muitas feministas, que passaram a temer que a rainha fosse a única mulher presente nas notas.

Uma petição, que recolheu 35 mil assinaturas, foi lançada para que uma mulher fosse escolhida para a nova nota de 10 libras. Suas iniciadoras comemoraram a escolha de Austen como um "dia excepcional para as mulheres e fantástica para o poder do povo".

"Sem esta campanha, sem as 35 mil pessoas que assinaram nossa petição, o Banco da Inglaterra teria varrido as mulheres da história", declarou a jornalista Caroline Criado-Perez, que lançou a petição.

Jane Austen, que publicou seis grandes romances de sucesso, incluindo "Orgulho e Preconceito", morreu em 1817 aos 41 anos.

EXPLICAÇÕES

O Banco da Inglaterra assegurou nesta quarta-feira que nunca teve a intenção de banir de suas notas figuras femininas.

A instituição convidou a população a propor ideias para melhorar o processo de seleção das figuras históricas.

"Queremos que a população confie em nosso compromisso com a diversidade", declarou o novo diretor do Banco, Mark Carney.

"Jane Austen merece seu lugar no círculo de figuras históricas representadas em nosso dinheiro", acrescentou, ressaltando que a escritora é "reconhecida como uma das maiores da literatura inglesa".


Endereço da página:

Links no texto: