Folha de S. Paulo


Mulheres são mais da metade dos indicados ao Man Booker Prize

Os nomeados para o Man Booker Prize, mais importante premiação literária de língua inglesa, foram anunciados na manhã desta terça (23), com autoras representando mais da metade dos indicados --7 de um total de 13-- e a presença de estreantes, como Donal Ryan, com o romance "The Spinning Heart".

Os títulos de mulheres indicados foram: "A Tale for the Time Being" (Canongate), da americana Ruth Ozeki; "Almost English" (Mantel), da inglesa Charlotte Mendel; "The Lowland" (Bloosmbury), da inglesa Jhumpa Lahiri; "The Luminaires" (Granta), da canadense Eleanor Catton; "The Marrying of Chani Kaufman" (Sandstone Press), da inglesa Eve Harris; "Unexploded" (Hamish Hamilton), da canadense Alison Macleod; e "We Need New Names" (Chatto & Windus), da zimbabuana Noviolet Bulawayo

Hilary Mantel vence principal prêmio literário do Reino Unido pela segunda vez

A lista inclui "O Testamento de Maria", de Colm Tóibin, recém-lançado pela Companhia das Letras --o autor já foi nomeado em duas outras ocasiões, por "A Luz do Farol" (publicado originalmente em 1999) e "O Mestre" (2004), lançados aqui pela mesma editora.

Outro autor conhecido do público brasileiro é Colum McCann que concorre por "TransAtlantic" --o irlandês esteve na Flip em 2007, quando publicou "Deixe o Grande Mundo Girar" (Record).

No geral, foram nomeados autores pouco conhecidos no país, como Ruth Ozeki, cujo romance será publicado pela Casa da Palavra. O nomeado mais velho é Jim Crace, de 67 anos, por "Harvest".

O membro do júri Robert Macfarlane disse ao site "The Bookseller" que o que une os indicados é justamente "o quão variados eles são, na forma, no tom, na extensão". "Acho que são todos muito contemporâneos, mesmo os romances históricos olham para a frente, interessados em desastres, sejam financeiros, sejam naturais, e globalização."

Os títulos foram escolhidos de uma lista de 151 inscritos. A lista com seis finalistas sai no próximo dia 10 de setembro --cada um ganha cerca de R$ 8.600--, e o vencedor será anunciado em 15 de outubro, agraciado com cerca de R$ 171 mil.

No ano passado, a vencedora foi a inglesa Hillary Mantel, por "O Livro de Henrique", lançado recentemente pela Record.

Veja abaixo a lista completa

"A Tale for the Time Being" (Canongate), de Ruth Ozeki
"Almost English" (Mantel), de Charlotte Mendel
"Five Star Billionaire" (Fourth Estate), de Tash Aw
"Harvest" (Picador), de Jim Crace
"The Kills" (Picador), de Richard House
"The Lowland" (Bloosmbury), de Jhumpa Lahiri
"The Luminaires" (Granta), de Eleanor Catton
"The Marrying of Chani Kaufman" (Sandstone Press), de Eve Harris
"The Spinning Heart" (Doubleday Ireland), de Donal Ryan
"The Testament of Mary" (Viking), de Colm Tóibin
"The TransAtlantic" (Bloomsbury), de Colum McCann
"Unexploded" (Hamish Hamilton), de Alison Macleod
"We Need New Names" (Chatto & Windus), de Noviolet Bulawayo


Endereço da página:

Links no texto: