Folha de S. Paulo


Crítica: Autora de 'Harry Potter' exibe talento atrás de pseudônimo

O mistério policial "The Cuckoo's Calling ", de Robert Galbraith --desmascarado alguns dias atrás como sendo um pseudônimo de J.K. Rowling, autora de "Harry Potter"--, não fornece ao leitor muitas pistas para desvendar a identidade real de sua autora. Não há magos, bruxas ou mentores, nem magia ou feitiçaria fazem parte da trama.

Em vez disso, a história é ambientada numa Londres inteiramente povoada de trouxas e traz um detetive desgrenhado, lembrando Columbo, chamado Cormoran Strike, que investiga um caso que o mergulha em um mundo de supermodelos, roqueiros, produtores de cinema e esposas alpinistas sociais.

Mas há aspectos do livro que podem ter levado alguns leitores a se indagarem sobre o passado de Galbraith, pelo menos a julgar pela descrição dele feita na sobrecapa: especialista civil em segurança que anteriormente trabalhou com a Real Polícia Militar.

David Chaskin - 26.set.2011/AFP
A escritora britânica J. K. Rowling, criadora da saga 'Harry Potter'
A escritora britânica J. K. Rowling, criadora da saga 'Harry Potter'

Afinal, quantos ex-militares mostram mais habilidade ao escrever sobre moda --descrevendo um vestido "agarrado, verde-veneno" de Cavalli, criações vintage de Ossie Clark e "bolsas fabulosas" com "forro destacável de seda" com estampa customizada-- do que sobre as experiências de guerra do protagonista no Afeganistão ou sua formação em criminalística?

Isto dito, Galbraith escreveu um livro altamente interessante que é muito mais divertido e envolvente que o apático romance "Morte Súbita", publicado por Rowling em 2012.

Melhor ainda: ele nos apresentou um protagonista atraente na pessoa de Strike, que com certeza será o herói de muitas sequências.

"The Cuckoo's Calling" não é um romance que recorre à maravilhosa criatividade usada por Rowling em Harry Potter" para desenvolver um mundo imaginado por inteiro, com seus rituais e normas próprios. Não é de longe tão profundo ou ambicioso quanto aqueles livros anteriores, nem foi essa sua intenção.
questões mundanas

Enquanto os livros sobre Potter trataram do bem, do mal e da perda da inocência, os grandes temas da mortalidade e do livre arbítrio, "The Cuckoo's Calling" diz respeito a questões decididamente mais mundanas, como crises da meia-idade, inveja de classe e a antropologia social da Londres contemporânea.

O livro ironiza o mundo endinheirado das celebridades glamurosas e explica as pressões da celebridade e da fama (algo que Rowling e Harry Potter conhecem bem).

Ao escrever a saga de Potter, Rowling parece ter absorvido e se apossado de um cabedal literário vasto (tudo desde os mitos da antiguidade até a Bíblia e Shakespeare, passando por Tolkien, "Star Trek" e "Star Wars").

Rowling --ops, Galbraith-- parece ter feito um estudo igualmente profundo do gênero policial e convertido suas convenções diversas em algo que, se não é exatamente original, não obstante destaca seu olhar satírico (evidenciado sobretudo nos livros "Potter" nos retratos traçados dos burocratas do Ministério da Magia) e seu talento instintivo de narradora de histórias.

O herói de "Cuckoo", Strike (um homem grandalhão e desajeitado, com "testa alta e proeminente, nariz largo e as sobrancelhas espessas de um jovem Beethoven que aderiu ao boxe"), é em parte investigador particular à moda antiga --um sujeito durão, acostumado a sofrer tombos e que tem uma visão quase existencial da vida. E é em parte um Sherlock, que usa lógica e dedução, e não a intimidação física, para juntar os pedaços do quebra-cabeça de sua investigação.

Ficamos sabendo que Strike é filho ilegítimo de um roqueiro e sua namorada tiete, que entrou para o exército após a morte de sua mãe e que perdeu "metade de uma perna" no Afeganistão.

SEM DINHEIRO

Recentemente ele chegou ao fundo do poço: seu negócio de investigador particular entrou numa espiral de morte fiscal; ele e a namorada terminaram, e Strike está morando em seu escritório, dormindo numa cama de acampar e vivendo à base de miojo.

Um cliente novo, John Bristow, chega pedindo ajuda. Quer provar que a morte de sua irmã adotiva, a famosa modelo Lula Landry, conhecida como Cuckoo, não foi suicídio, mas homicídio.

"The Cuckoo's Calling" é prejudicado por um final explicativo, como o de "Psicose" --em que Strike relata como juntou todas as provas e identificou o assassino--, mas a maior parte de sua narrativa avança impelida pelo suspense. Strike e sua assistente, Robin, se convertem numa equipe --cujas aventuras futuras o leitor não deixará de aguardar com ansiedade.

Tradução de CLARA ALLAIN

THE CUCKOO'S CALLING
AUTOR Robert Galbraith
EDITORA Mulholland Books
QUANTO cerca de R$ 65, no site www.amazon.com (455 págs.)


Endereço da página: